Agentes de Combate a Endemias da Diretoria de Vigilância em Saúde de Jaraguá do Sul participaram, recentemente, de um treinamento de Operação de Aeronaves Remotamente Pilotadas (drones), promovido e ministrado pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina. A capacitação, em Itajaí, integra a nova estratégia municipal de fortalecimento das ações de combate ao Aedes aegypti, por meio do uso de tecnologia para vistorias em locais de difícil acesso.
Atualmente, essas inspeções são realizadas semanalmente em parceria com a Defesa Civil. Com a formação dos agentes, o objetivo é ampliar a capacidade operacional, permitindo que a própria equipe municipal execute vistorias aéreas de forma autônoma, aumentando a agilidade na identificação de potenciais criadouros e aprimorando a resposta às demandas epidemiológicas.
“A participação dos agentes representa um avanço significativo na modernização das ações de vigilância e no enfrentamento à dengue, contribuindo para maior efetividade no monitoramento territorial e na prevenção de agravos”, explica o secretário de Saúde, Rogério Luiz da Silva.