Na tarde de quarta-feira, um acidente que ocorreu no interior da creche Bernadete Costa Nolla, no bairro Lagoão, em Araranguá, deixou uma criança ferida na cabeça. Por volta das 16h30min, quando as crianças estavam na sala de aula, parte do reboco do teto caiu atingindo a menina de dois anos.
Os pais foram comunicados e rapidamente se descolaram para a creche. Segundo Édipo Pereira Merêncio, pai da menina, quando ele chegou encontrou a filha ensanguentada, com uma toalha na cabeça, no colo de uma funcionária.
Foram os pais que levaram a menina à UPA de Araranguá, onde passou por exames, avaliação médica e acabou levando um ponto na cabeça devido ao ferimento.
“Foi um susto. Graças a Deus minha filha está bem, mas poderia ter acontecido algo pior” comentou Édipo, que contou ao Portal Agora que depois da filha ser atendida na UPA, voltou à creche filmou a situação.
“Há necessidade de uma avaliação no local e se já havia o perigo devido à falta de manutenção, deveriam ter avisado os pais em reunião”.
Felizmente a criança está bem e já está em casa.
Manifestação
Na manhã desta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Educação de Araranguá se manifestou por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa.
“A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Araranguá, vem a público relatar o lamentável fato ocorrido no dia de ontem, quando parte do reboco do teto de uma sala de aula da creche Bernadete Costa Nolla, do bairro Lagoão, desabou vindo a ferir uma criança, aluna da escola.
A criança ferida com um pequeno corte na cabeça, foi prontamente socorrida pelas professoras e funcionárias da creche, que a encaminharam para atendimento médico na UPA24h. Na unidade de pronto atendimento, recebeu todos os cuidados e realizou exames necessários para aferir a gravidade do ferimento, ficando ainda por algumas horas em observação e após recebeu alta médica.
A escola Bernadete Costa Nolla, foi inaugurada em 2009, sendo assim, relativamente nova para os padrões de construções. Entretanto, não recebeu a devida manutenção ao longo dos anos, após sua abertura.
Infelizmente, esta falta de manutenção levou ao ocorrido, e isso, força-nos a suspender as aulas no dia de hoje, 31 de março de 2022, para que engenheiros da prefeitura e técnicos da defesa civil, façam um laudo técnico que mostre a real situação do prédio da escola.
Na posse deste laudo, a Secretaria de Educação tomará todas as medidas possíveis para garantir a segurança e integridade dos alunos e colaboradores.
Não nos eximiremos de quaisquer responsabilidades pelo fato ocorrido, e nem mesmo das responsabilidades que este fato nos traz a partir de agora. Vamos primar pela segurança e bem estar de nossos alunos e colaboradores e manteremos a comunidade ciente das ações que faremos para solucionar o problema.
Aos pais e à nossa aluna, segue o nosso fraterno abraço e reiteramos que lamentamos profundamente pelo ocorrido e que seguiremos inteiramente à disposição para ajudar no que for necessário.
Atenciosamente.
Mariluce Bilck – Secretária Municipal de Educação de Araranguá”.
Com informações de Karin Mariana / Portal Agora