Na assembleia da Avevi - Associação de Câmara e Vereadores do Vale do Itapocu realizada nesta quarta-feira (20-07) na Câmara de Vereadores de Massaranduba, os vereadores apresentaram as demandas regionais para serem incluídas na pauta de reivindicações que será entregue para os candidatos nas eleições deste ano. A entidade deste a sua reativação em 2010, tem apresentado estas pautas. Foram feitas reivindicações para os setores de saúde, educação, segurança pública, agricultura, infraestrutura, meio-ambiente, esporte, cultura, lazer, turismo e assistência social.
As situações que mais preocupam os vereadores no momento: A necessidade de melhorias urgentes na rodovia SC 108 e a destinação de mais recursos financeiros para os hospitais. Para quem representar a região no Congresso Nacional o pedido é que atuem em vista da efetivação da reforma tributária, imposto único e no aumento do repasse do FPM para 25%.
O presidente da Avevi, vereador de Corupá, Lairton H. Müller, destaca que são demandas da região que chegam até os vereadores e serão repassadas, “para que quando os candidatos forem fazer seus planos de trabalho tenham esta pauta de orientação”. Para ele é muito importante esta ação da Avevi.
Na mesma assembleia foi feita a prestação de contas das atividades do primeiro semestre deste ano. O presidente falou de todas as ações desenvolvidas e destacou mais os eventos de formação com a realização de cursos e palestras pela Escola do Legislativo com instituições parceiras. Deu evidência a criação do Colegiado da Mulher Vereadora que está realizando os fóruns nos municípios.
Nosso Voto, Nossa Voz e Ação de Combate à Desinformação nas Eleições de 2022
A Escola do Legislativo da Avevi lançou durante a assembleia da Avevi realizada nesta quarta-feira (20) na Câmara de Massaranduba a parceria com Escolas Legislativas de Caxias do Sul- RS e Itapevi –SP. Serão divulgados pela Avevi, em suas redes sociais e no site, os projetos “Nosso Voto, Nossa Voz” da Escola do Legislativo da Câmara de Caxias do Sul que traz informações sobre o ano eleitoral, e a ação de combate à desinformação nas eleições de 2022, iniciativa da Escola do Parlamento da Câmara de Itapevi. Serão disponibilizadas postagens – textos, áudios, vídeos, fotos, cards, hiperlinks e lives, com linguagem acessível, e pautadas na educação para a cidadania.
A Diretora da Escola de Caxias do Sul, Vereadora Marisol Santos e o Diretor Geral da Escola de Itapevi, Roberto Lamari, participaram do evento (via online) e falaram sobre a importância da parceria na divulgação destas ações. O presidente da Avevi, Lairton Müller, informou que os primeiros contatos com estas escolas aconteceram durante o Encontro da ABEL - Associação Brasileira das Escolas do Legislativo em Belo Horizonte - MG. Ele agradeceu os vereadores e vereadoras destas câmaras e seus dirigentes pela parceira e por disponibilizar estes conteúdos importantes que, para ele, serão esclarecedores durante o período eleitoral.