Filhote de mão-pelada atropelado é resgatado em Jaraguá do Sul
Publicado em 13/09/2022 19:55
Segurança

Equipe de Resgate de Fauna da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente recebeu dos bombeiros voluntários, na manhã desta terça-feira (13), um filhote de Mão-pelada (Procyon cancrivorus), resgatado na noite de segunda-feira, após ser atropelado por um veículo, no Bairro João Pessoa. De acordo com o biólogo da Fujama, Christian Raboch Lempek, o motorista do veículo recolheu o filhote após o atropelamento e o levou aos bombeiros.

 

“Agora pela manhã, pegamos o filhote e encaminhamos à clínica veterinária para avaliação”, explicou o biólogo, acrescentando que o animal tem entre 40 e 50 dias, e as primeiras presas estão surgindo e não aparenta lesões graves.

 


Foto: Divulgação PMJS

“Nessa idade, ele ainda vive perto da mãe, mas, neste caso, como o motorista do veículo resgatou por causa da suspeita de ferimentos, ele será, possivelmente, encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Florianópolis".

 

O biólogo diz ainda que o mão-pelada é um mamífero onívoro (se alimenta de carnes e frutas) que tem hábitos noturnos, saindo para caçar durante a noite e, geralmente, nas beiras de rios e riachos, pois se alimenta de peixes, crustáceos, caranguejos e camarões de água doce. A pelagem é acinzentada ou parda e ele tem como característica uma faixa escura na face, semelhante a uma máscara, que camufla os próprios olhos.

 

Comentários