CORUPÁ É DESTAQUE REGIONAL EM MAIS UMA CAMPANHA DE VACINAÇÃO
Publicado em 27/09/2022 06:15
Saúde

Enquanto a maioria das cidades da região alcançou até agora índices entre 48 e 50% na campanha de vacinação contra a poliomielite (Paralisia Infantil), Corupá volta a ser destaque com números que chegam a 90 por cento da meta de 860 crianças entre 1 e 5 anos incompletos.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Felipe Rafaeli Rodrigues, os dados altamente positivos são resultado de uma série de fatores que envolvem determinação, dedicação e perseverança das equipes de saúde, medidas pontuais, o trabalho em rede e parcerias com entidades locais, como o Rotary Club e Conselho Municipal de Saúde e apoio da imprensa regional. “Nós invertemos a ordem dos fatores e ao invés de aguardar que os pais trouxessem os filhos à unidade vacinadora, nos mobilizamos através de uma busca ativa que envolveu imunização diretamente nos centros de educação infantil, visita às escolas, numa parceria com a secretaria de educação, ampliação do horário permitindo que as crianças fossem imunizadas após o horário convencional e muita, mas muita força de vontade de todos do setor, desde os agentes comunitários, as equipes dos postos de saúde, epidemiologia, e os vacinadores. Posso categoricamente afirmar que sem essa junção de fatores, nossos índices seriam semelhantes às demais cidades”, destacou.

Dayane Mahs de Freitas, enfermeira epidemiológica e Giovana Porner Odvazny, gerente de saúde explicam que a estratégia foi trabalhar no convencimento dos pais, destacando a importância da vacina para prevenir a paralisia infantil e oferecer alternativas para que a criança recebesse as gotinhas. “Como temos o contato de todos, diariamente ligávamos aos pais informando sobre como, o horário, e de que forma o filho poderia receber a vacina. Repetimos essa ação até a exaustão e simultaneamente, nos adequamos às necessidades deles para viabilizar a vacinação”, disse Giovana.

Embora os números sejam extremamente positivos, figurando entre os mais altos em todas as cidades do norte de Santa Catarina, Dayane Mahs diz que a equipe ainda não está satisfeita e isso só ocorrerá quando 100% da meta for atingida. “Nós estamos falando de salvar a vida das nossas crianças, prevenindo uma doença que não só pode deixar sequelas gravíssimas e irreversíveis, como levar à morte. Por isso, pedimos aos pais que ainda não vacinaram os seus filhos, que os levem à sala de imunização do posto de saúde do centro para receber as gotinhas”, observou.

Para continuar facilitando o acesso à vacinação, a sala de vacinas estará novamente nesta sexta-feira, dia 23, funcionando até as 19 horas. A campanha termina oficialmente no dia 30, mas o secretário de saúde de Corupá, Felipe Rafaeli Rodrigues, adverte: “Pedimos para que não deixem para a última hora e aproveito para agradecer o apoio e a parceria que os pais demonstraram até agora. Lembramos que a vacina salva a vida e quem ama, cuida. Portanto, vamos cuidar da saúde dos nossos filhos”, ponderou.

 

Comentários