14º BPM se prepara para garantir a segurança da 32ª Schützenfest, em Jaraguá do Sul
Publicado em 08/11/2022 19:02
Segurança

O 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar) se prepara para realizar a segurança da festa mais tradicional de Jaraguá do Sul e região.

 

A 32ª Schützenfest ocorre entre os dias 10 e 20 de novembro, no Parque Municipal de Eventos, após dois anos de parada por causa da pandemia do novo coronavírus.

 

O comandante do 14º Batalhão, tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva, explica que a PM participou das reuniões da CCO (Comissão Central Organizadora) da Schützenfest desde maio. Ele afirma que o trabalho segue logo após a Operação Eleições e que demanda um grande esforço da Polícia Militar.

 

"Vamos cuidar da segurança pública interna e externa do evento. Externamente, a PM atua na gestão do trânsito, alteração e controle do tráfego, e no atendimento de ocorrências. No interior da festa, o efetivo trabalha na segurança dos frequentadores, prevenindo crimes e orientando a população", destaca.

 

O efetivo de Jaraguá do Sul vai receber o reforço de policiais militares de batalhões de outras regiões do Estado. O 14º BPM fez o pedido para o Comando-Geral da PM para a vinda da Cavalaria.

 


Foto: 14º BPM/Divulgação

As guarnições vão estar atentas aos diversos delitos que podem ser cometidos na festa, principalmente a embriaguez ao volante. Valdeci lembra que as pessoas não podem dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas.

 

"Isso é importante justamente para oferecer segurança para todos os cidadãos, pois nem todo mundo está indo para a festa. Mesmo que vá, ninguém merece ser atropelado ou se envolver em um acidente porque outra pessoa ingeriu bebida alcoólica e irresponsavelmente assumiu a direção de um veículo", enfatiza.

 

"As pessoas podem usar o transporte coletivo, serviço de transporte por aplicativo, pegar uma carona com um parente ou mesmo fazer um rodízio com o motorista da rodada. Desenvolva sua estratégia para ir para a festa se divertir e não ter nenhum problema", completa.

 

De acordo com o comandante, os policiais militares também vão atuar no controle de brigas e agressões que possam ocorrer durante a Schützenfest. Outro crime que merece a atenção da PM é o porte ilegal de arma de fogo.

 


Foto: 14º BPM/Divulgação

"Também vamos realizar de forma efetiva o combate ao tráfico de drogas. Um evento desse porte acaba dando oportunidade para a atuação de traficantes e uma grande vazão na venda de entorpecentes. Então, vamos estar atentos a essas situações no espaço do parque de eventos", frisa.

 

Valdeci lembra que a Schützenfest outro foco na segurança é a prevenção a crimes de oportunidade, como os furtos contra pessoas (de carteiras e celulares) e de veículos.

 


Foto: 14º BPM/Divulgação

Além disso, não será tolerado a depredação nas imediações do Parque Municipal de Eventos. "É uma grande gama de crimes que vamos buscar prevenir e a Polícia Militar já tem uma grande expertise nesse tipo de evento. Não é a primeira Schützenfest que a PM realiza a segurança e esperamos que tudo ocorra dentro da normalidade, sem alterações", finaliza.

 

Comentários