Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Nesta terça-feira (15), o general Eduardo Villas Boas, ex-comandante do Exército, publicou uma nota em suas redes sociais sobre as manifestações que vêm ocorrendo em todo o país.
De acordo com ele, os manifestantes protestam contra "os atentados à democracia, à independência dos poderes, [as] ameaças à liberdade" e também manifestam suas "dúvidas sobre o processo eleitoral".
Villas Boas ainda destacou que é um fato inusitado a "indiferença da grande imprensa" com o que vem ocorrendo.
"Talvez nossos jornalistas acreditem que ignorando a movimentação de milhões de pessoas elas desaparecerão. Não se apercebem eles que ao tentar isolar as manifestações podem estar criando mais um fator de insatisfação", escreveu o general.

O ex-comandante do Exército também destacou as duas notas emitidas recentemente pelas Forças Armadas, uma sobre a auditoria das urnas eletrônicas e outra sobre as manifestações populares.
Em relação à primeira, ele disse que "a essência da questão se prende a que o ato de votar deve ser privado, enquanto a apuração deve ser pública e auditável".
Já sobre a segunda nota, Villas Boas destacou que ela demonstra "o apego aos princípios e valores militares, bem como ao texto constitucional".
Por fim, ele elogiou a serenidade e a autoridade dos atuais comandantes das Forças Armadas e do ministro da Defesa, "condições com as quais asseguram a disciplina e a coesão de seus subordinados".