Governadores e vices tomam posse pelo país
Publicado em 01/01/2023 15:59
Política

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), chega para a posse na Alesp neste domingo (1), ao lado da esposa e do presidente da Legislativo, Carlão Pignatari (PSDB). — Foto: Divulgação/Alesp

 

Governadores e vices de 26 estados e do Distrito Federal tomam posse neste domingo (1º). 

 

Saiba como foram as cerimônias de posse que já ocorreram pelo país, na Assembleia Legislativa, dos estados dos empossados:

 

Amapá

Clécio Luís (Solidariedade), de 50 anos, tomou posse na madrugada deste domingo (1º) como governador do Amapá. Além dele, também foi empossado o vice-governador Antônio Teles Júnior (PDT). 

 

Bahia

Jerônimo Rodrigues (PT) e Geraldo Júnior (MDB) tomaram posse na manhã deste domingo (1°) como governador e vice da Bahia. 

 

Ceará

Elmano Freitas (PT) tomou posse como governador do Ceará na manhã deste domingo (1º). Também foi empossada Jade Romero (MDB) como vice-governadora do estado. 

 

Distrito Federal

Ibaneis Rocha (MDB) tomou posse na manhã deste domingo para o segundo mandato como governador do Distrito Federal. A vice-governadora eleita Celina Leão (PP) também assumiu o cargo. 

 

Maranhão

Carlos Brandão (PSB) tomou posse, pela segunda vez, como governador do Maranhão neste domingo. O vice-governador, Felipe Camarão (PT), foi empossado logo em seguida.

 

Minas Gerais

O governador reeleito Romeu Zema (Novo) e o vice Mateus Simões tomaram posse na manhã deste domingo. No discurso, Zema não citou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem declarou apoio no segundo turno das eleições de 2022.

 

Pará

O governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), e sua vice, Hanna Ghassan, tomaram posse oficialmente durante cerimônia realizada na manhã deste domingo.

 

Paraíba

João Azevêdo (PSB) tomou posse como governador da Paraíba, para o segundo mandato. Também foi empossado o vice-governador eleito, Lucas Ribeiro (PP). A solenidade aconteceu na manhã deste domingo.

 

Paraná

O governador Ratinho Junior (PSD), e seu vice Darci Piana (PSD), tomaram posse e, em seu primeiro discurso, Ratinho Junior disse que não vai aceitar "pedágio caipira", que apenas cortam mato e pintam asfalto, na próxima concessão das rodovias no estado. 

 Pode ser uma imagem de 7 pessoas, pessoas em pé e interiores

Ratinho Júnior exibe termo de posse durante solenidade, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). — Foto: Giuliano Gomes/PR Press

 

Piauí

O governador Rafael Fonteles (PT) e o vice Themístocles Filho (MDB) tomam posse em sessão plenária iniciada às 8h deste domingo.

 

Rio de Janeiro

O governador Cláudio Castro (PL) tomou posse na manhã deste domingo para seu segundo mandato à frente do Palácio Guanabara, também foi empossado o seu vice Thiago Pampolha (União Brasil). No discurso, Castro não citou o presidente eleito Lula nem o ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem pediu votos.

 

Rio Grande do Norte

Reeleita em 2022, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), foi empossada em sessão solene realizada na manhã deste domingo, junto com seu vice Walter Alves.

 

Rio Grande do Sul

O governador reeleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e o vice, Gabriel Souza (MDB), tomaram posse pela manhã. Em seu primeiro discurso do segundo mandato afirmou que a "principal prioridade" será a educação. Leite chegou ao local acompanhado pelo namorado, o médico Thalis Bolzan, e disse ''estar muito feliz pela família" que tem.

 

São Paulo

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o vice Felício Ramuth (PSD) foram empossados por volta das 9h35 deste domingo. A cerimônia teve um minuto de silêncio em memória de Pelé, morto na última quinta (29) na capital paulista.

Em seu primeiro discurso como governador, Tarcísio agradeceu à família e também ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por ter apostado no nome dele para representar o bolsonarismo na eleição para o governo de São Paulo.

 

Tocantins

O governador reeleito Wanderlei Barbosa (Republicanos) tomou posse na manhã deste domingo para seu segundo mandato. Durante sessão solene, ele prestou juramento à Constituição e assinou o termo de posse junto com o vice, Laurez Moreira (PDT).

 

Com informações G1

Comentários