Jaraguá do Sul implanta Programa Conecta 5G
Publicado em 07/02/2023 13:44
Geral

Imagem: Reprodução / openinnovability.enel.com

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Centro de Inovação comemoram a instalação da tecnologia 5G na Rua Cesare Valentini - rua do Centro de Inovação e do Parque da Inovação - no bairro Três Rios do Sul. A instalação é um projeto piloto para a implantação da tecnologia 5G em Jaraguá do Sul. A primeira etapa foi finalizada na semana passada e agora aguarda alguns testes para então ser utilizada por empreendedores da cidade.

 

Entenda melhor

A ABDI tem um programa chamado Conecta 5G e disponibilizou 15 luminárias inteligentes na Rua Cesare Valentini, com antena 5G integrada. O objetivo da solução é antecipar o acesso à rede 5G para os municípios brasileiros. O Conecta 5G é um projeto da ABDI em parceria com o Parque São José dos Campos e apoio do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A luminária, desenvolvida pelas empresas Nokia e Juganu, contém uma antena 5G embutida e utiliza a tecnologia de chipset da empresa Qualcomm.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio de equipe técnica, fez na semana passada a instalação dos equipamentos e do cabeamento necessário, desde o Datacenter do Centro de Inovação Novale Hub até o ponto de distribuição.

 

Como surgiu a ideia da vinda da rede 5G para Jaraguá

As tratativas do município com a ABDI surgiram a partir da execução de outra etapa do programa Conecta 5G, naquele momento com foco para indústrias, e que foi realizada por meio de parceria entre a ABDI e a Weg. Com a visita dos diretores da ABDI para acompanhamento daquele projeto, foi apresentado o sistema de inovação já existente no município, com as políticas de inovação já estabelecidas, programa de aceleração de negócios inovadores (Lei Municipal do Sandbox, nº 8.746/2021) e criação do LabGov (soluções inovadoras para serviços municipais de acesso ao cidadão). A existência do Centro de Inovação, com vocação para mobilidade elétrica, metalmecânica e conectividade também contribuiu positivamente para a escolha de Jaraguá do Sul pela ABDI.

 


Foto: Divulgação PMJS

 

O prefeito de Jaraguá do Sul Jair Franzner explica que o objetivo do poder público com o investimento na implantação da tecnologia é impulsionar a economia da cidade por meio da consolidação de atividades econômicas de alto valor agregado.

 

“Também queremos contribuir com a atração e retenção dos talentos criativos e inovadores em Jaraguá, fundamentais para o desenvolvimento econômico e social da cidade, além de aumentar nossa competitividade no mercado externo".

 

O que é a tecnologia 5G

A tecnologia 5G permite uma conectividade moderna para as novas aplicações, sobretudo às relacionadas ao tempo, pois é uma rede móvel de última geração com características extraordinárias. Entre elas, a alta velocidade de transferência de dados, a baixa latência (tempo gasto para uma mensagem ir de um ponto para o outro) e uma capacidade de conexões muito superior às tecnologias de rede existentes.

 

A tecnologia que será adotada na rua do Parque da Inovação

A maior particularidade da rede 5G da ABDI em Jaraguá do Sul é o espectro de frequência que ela adotará, de 26GHz (5G mmWave), único a ser realizado no projeto Conecta 5G, sendo algo inédito e raro no Brasil. A configuração consiste em uma rede de 15 small cells, antenas de rádio de baixa potência, que possibilitará realizar testes de altíssima performance. A tecnologia rádio 5G-NR (New Radio) no espectro de 26GHz permite testar novas tecnologias e equipamentos para Smart Cities, Indústria 4.0 e outros setores.

 


Foto: Divulgação PMJS

 

Entre as novas aplicações se destacam AGVs (Automated Guided Vehicle - Veículo Guiado Automaticamente), comunicação V2V (veículo a veículo), Robô Industrial, Drones, Hologramas, AR (Augmented Reality - Realidade Aumentada), VR (Virtual Reality - Realidade Virtual), sensores para IIoT (IoT Industrial), sensores e equipamentos para Smart Cities (e.g. controle do caudal dos rios, análise preditiva de deslizamentos, acompanhamento em tempo real da proliferação zoonoses, telegestão de iluminação pública, sistemas avançados de videovigilância e de gestão de trânsito através de câmeras 5G), telemedicina e sistemas baseados em AI (Artificial Intelligence - Inteligência Artificial).

 

O diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Marcio Manoel da Silveira explica que a rua citada será um ambiente de pesquisas e validação de tecnologias. Um Living Lab voltado à tecnologia 5G, onde os equipamentos ou soluções que necessitam da tecnologia poderão ser exaustivamente testados pelas empresas do Novale Hub, empresas jaraguaenses e aquelas empresas de outras cidade que desejam fazer teste de acordo com a lei do Sandbox.

 

“Do ponto de vista do LabGov de inovação pública e da Diretoria de Tecnologia da Informação da prefeitura vamos testar tecnologias que facilitem a gestão, que diminuam o tempo de atendimento nas diversas áreas, principalmente na saúde pública, onde é possível ampliar em muito as possibilidades de telemedicina”, afirma Silveira.

 

 

O presidente do Pacto Inova Jaraguá, Gustavo Pacher, destaca que a disponibilização da rede 5G privada oportuniza o desenvolvimento e teste de dispositivos e aplicações, acelerando o processo de transformação digital das operações existentes. “Também gera novos modelos de negócios para as empresas de Jaraguá do Sul ou para aquelas que desejam migrar para o município para usufruir deste ecossistema”, complementa Pacher, que possui empresa incubada no Centro de Inovação Novale Hub.

 

 

“O Ambiente de teste de novas tecnologias irá atrair novos negócios e novas empresas para Jaraguá do Sul. Isso tudo aliado a nossa vocação empreendedora trará um incremento na arrecadação municipal, que fará frente às demandas crescentes que temos nas áreas de saúde, educação, assistência social e demais serviços públicos”, prevê o secretário da Administração, Douglas Antônio Conceição.

 

Comentários