SECRETÁRIO EXPLICA COLOCAÇÃO DE PONTE DE MADEIRA NAS CABECEIRAS DE CONCRETO
Publicado em 23/02/2023 06:01
Geral

A Prefeitura de Corupá, por meio da Defesa Civil e Secretaria de Obras, tem construído sucessivas de pontes de madeira que são fixadas em cabeceiras de concreto e o fato gera questionamentos por parte da comunidade. 

 

O raciocínio lógico é de que se há a estrutura de concreto nas cabeceiras, que as vigas sejam do mesmo material, o que de fato, acabaria com o trabalho incansável da Secretaria de Obras em refazer as pontes que são arrastadas pela correnteza. 

 

Segundo o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, pasta onde está inserida a Defesa Civil, as cabeceiras de concreto foram construídas através do convênio assinado com o governo do estado, que ficou responsável em repassar os kits pré-moldados. 

 

Ocorre que apesar do município ter comprometido vultosas quantias para cumprir com a sua parte, o governo catarinense não enviou o material, fato que tem causado transtornos e prejuízos ao cidadão e à Prefeitura. “Nós realizamos diversos desvios provisórios, mas como as chuvas não param e as correntezas arrastam as passagens, nos vimos obrigados a implantar provisoriamente as pontes de madeira nas cabeceiras de concreto para evitar novos transtornos, mas isso gera um custo em dobro à administração. Havia o compromisso do governo passado de que os kits seriam entregues até o final de 2022. Então, nos desdobramos para construir as cabeceiras e até agora, com o novo governo, esse compromisso não foi cumprido”, disse Garcia.

 

Em recente encontro com o Coronel Armando, secretário de estado da defesa civil, ficou acertado que nos próximos dias serão enviados os kits para serem colocados na conhecida “Ponte do Paker”, Rio Novo, “Ponte do Miro”, no Garajuva e Tifa dos Milhões, também no Rio Novo. “São localidades que têm sofrido muito com a falta de acesso e estamos aguardando ansiosos para que a Defesa Civil do Estado nos envie esses kits o quanto antes", comentou o secretário.

 

No total, a prefeitura de Corupá construiu as cabeceiras em 13 pontes no interior do município, sendo que apenas no Pedra de Amolar Alto houve a entrega do kit.

 

Comentários