A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de CORUPÁ vem por meio deste informar que realizou fiscalização para verificar a causa e os responsáveis pela turbidez da água verificada em trechos do Rio Ano Bom.

O secretário da pasta, Veríssimo José Garcia, juntamente com a fiscal ambiental, Amanda Rodrigues da Silva, realizaram vistoria in loco, acompanhados também das técnicas da Empresa Brasileira de Saneamento (EBS), onde identificou-se que a água com coloração turva vinha desde a cachoeira do Parque Natural Braço Esquerdo, pertencente ao município de São Bento do Sul.
Sabe-se que ao mesmo norte do parque, que abrange os municípios de São Bento do Sul e de Campo Alegre, há significativa atividade de extração mineral. Desta maneira, foi encaminhado o relatório de fiscalização aos secretários de Meio Ambiente de São Bento do Sul e também de Campo Alegre, visto que mencionado curso d’água que cruza o Parque Natural Braço Esquerdo tem afluentes em ambos os municípios.
Também recomendou-se que seja solicitado apoio da Polícia Militar Ambiental e/ou do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.
A equipe de fiscalização de São Bento informou, nesta quinta feira (11/05), que está tomando as devidas providências e que já identificou os possíveis responsáveis por tal impacto no meio ambiente.