O candidato de extrema-direita Javier Milei foi o grande vencedor das eleições primárias na Argentina e se tornou o grande favorito para vencer as eleições presidencias, que serão realizadas no país em outubro. As informações são da CNN.
Às 6h (horário de Brasília), 97,39% das urnas já haviam sido apuradas, e o pré-candidato da sigla "La Libertad Avanza" aparecia à frente dos adversários, com 30,04% dos votos registrados - muito acima dos votos esperados para ele.
A coligação "Juntos por el Cambio", do ex-presidente Mauricio Macri, obteve 28,28% dos votos. A chapa é representada pela ex-ministra de Segurança Pública de Macri, Patricia Bullrich.
Quem é Javier Milei
Milei é conhecido como um grande fã do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Em seus discursos, defende que o Banco Central deve ser extinto e a dolarização da economia argentina. Ele também é conhecido por desacreditar da mudança climática e por acreditar que a educação sexual tem como objetivo destruir famílias. Além disso, que tornar a posse de armas de fogo mais fácil no país.
Conforme a CNN, Milei já prometeu legalizar o comércio de órgãos, quer taxar a educação e saúde públicas e ataca supostas ameaças comunistas em seus discursos.
Com informações da CNN