O Corpo de Bombeiros informou que o incêndio que atingiu uma distribuidora de combustíveis em Chapecó foi extinto por volta das 2h desta quinta-feira (16). De acordo com a corporação, a perícia do local já foi iniciada.
O incêndio, que teve início às 6h30 de segunda-feira (13), só foi controlado na noite de quarta-feira (15). Com isso, foi descartada a possibilidade de propagação para os tanques maiores, onde ficavam armazenados cerca de 8 milhões de litros de combustíveis.
Cerca de 15 bombeiros seguiram atuando no local e conseguiram extinguir o fogo já controlado. Após isso, foi dado início ao rescaldo e seguido com o processo de resfriamento para que não houvesse nenhum foco de reignição.
Logo após a extinção, o combustível continuou vazando, mas as equipes atuaram de foram rápida para conter esse vazamento e obtiveram êxito. Neste momento não há mais vazamento de combustível no local.
Investigação
Agora, o Corpo de Bombeiros irá apurar as causas e circunstâncias do incêndio. Para que se chegue ao resultado é seguida uma metodologia em que são seguidos os seguintes passos:
Observação do local; oitiva das testemunhas; definição da zona de origem; esquadrinhamento da zona de origem; definição do foco inicial; coleta e análise dos materiais; realização de croqui; levantamento fotográfico.
Algumas das etapas demandam tempo, justamente pelo amadurecimento de algumas análises e dados coletados, que levam ao resultado. Por isso existe o período de previsão legal de 30 dias úteis para a entrega da conclusão, justamente para a correta e precisa formulação da perícia. Podem ser acrescentadas outras situações, como por exemplo o envio das amostras para análises laboratoriais.