Um idoso de 72 anos foi internado na Santa Casa de Birigui, em São Paulo, na terça-feira (11), para realizar uma cirurgia de hemorroida. No entanto, a equipe cirúrgica acabou removendo sua vesícula por engano. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de São Paulo.
O erro só foi percebido horas depois, quando o paciente já estava fora do centro cirúrgico. De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela família na Polícia Civil da cidade, o homem percebeu que algo estava errado após acordar da anestesia. Ele reclamou de dores na região abdominal e notou um curativo na barriga.
A Santa Casa de Birigui reconheceu o erro e informou ter iniciado uma sindicância para apurar o ocorrido. Foi constatado que os médicos realizaram uma colecistectomia, retirando a vesícula por meio de uma incisão no abdômen, em vez de realizarem a retirada de hemorroidas, que deveria ser feita na região anal.
“Considerando que a direção do hospital preza pelo cumprimento da lei e da ordem, vinculada aos princípios constitucionais pátrios, a Santa Casa informa que iniciou o procedimento de sindicância para apurar os fatos e tomará as medidas administrativas e legais cabíveis“, informou a instituição por meio de nota.
O idoso recebeu alta hospitalar nesta quinta-feira (13).
Fonte: scc10