Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, registra quarta enchente em 2024
Publicado em 12/07/2024 11:51
Geral

Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, enfrenta a quarta enchente do ano. Na madrugada desta sexta-feira (12), o nível do Rio Itajaí-Açu ultrapassou os 7 metros, alagando ruas em bairros da cidade. 

 

De acordo com a Defesa Civil, nas últimas 24 horas, a Capital do Alto Vale registrou 72 milímetros de chuva, sendo que às 6h desta sexta, o nível do rio Itajaí-Açu atingiu 7,43 metros. Na sequência a água começou a baixar, atingido 7,32 metros às 10h. 

Conforme informações da Rádio Mirador, na manhã desta sexta-feira, há pontos de alagamento nos bairros Canta Galo e Canoas, próximo à “ponte da Ximbica”, Barra do Trombudo e na Cohab do Bela Aliança.  

No fim de semana, a previsão de chuva indica volumes entre 50 e 70 milímetros acumulados, o que motivou a Defesa Civil a aumentar a cota de inundação para 8,5 metros e a cota de atenção para 9 metros, devido às condições atuais das barragens e do nível do rio atual. Não chove na cidade neste momento e não há previsão de grande volume para esta sexta-feira.

“Elevamos a cota de forma prudencial, já prevendo a chuva do final de semana. Assim é dado condições para os moradores e proprietários de empresas para que se planejem sobre eventual necessidade de retirada de pertences e saída no sábado e domingo”, explicou o prefeito José Thomé.

A barragem de Taió está com as sete compartas fechadas, enquanto a de Ituporanga tem apenas uma comporta aberta, com 46% e 50% de ocupação de seus reservatórios, respectivamente. 

Fonte: Rádio Jaraguá

Comentários