Topazio diz acreditar na promessa de apoio do presidente estadual do União Brasil
Publicado em 20/07/2024 13:46
Política

O prefeito de Florianópolis Topazio Neto (PSD), pré-candidato à reeleição, declarou que confia na palavra do presidente estadual do União Brasil, deputado federal Fábio Schiochet, que a ele disse que a sigla pretende seguir o projeto de PSD, PL, MDB, Podemos e Novo, na Capital. A manifestação de Topazio ocorreu antes da convenção municipal do União Brasil, marcada para a tarde deste sábado (20), no Plenarinho da Assembleia, onde o ex-prefeito Gean Loureiro, presidente municipal da legenda, pretende homologar a ex-secretária de Assistência Social da Capital, a psicóloga Maria Claudia Goulart, como vice na chapa de Dário Berger (PSDB-Cidadania), além da nominata de vereadores.

Foram justamente os quatro vereadores do União (Dalmo Meneses, Dinho, Mamá e Noemi Leal) os primeiros a reclamarem da decisão de Gean em romper com Topázio e apoiar Dário, já que possuem cargos na administração pessedista e querem manter a posição ao lado, entre outros, do PL, de Jorginho Mello e Jair Bolsonaro. A segunda repercussão negativa foi na bancada estadual na Assembleia Legislativa, onde Jair Miotto, Sérgio Guimarães e Marcos da Rosa, reagiram e alegaram que estão com Topazio e Jorginho por não aceitarem que Dário já foi do PSB e apoiou Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2022. Agora, virou a “crise dos três prefeitos”.

O imbróglio ideológico e partidário vai parar na executiva nacional do União, em Brasília, que deverá, nesta segunda (22), decidir se intervém e destitui Gean da presidência na Capital ou mantém o resultado da convenção. O ex-prefeito se mantém irredutível no apoio a Dário, de quem foi correligionário quando da passagem do novamente tucano pela prefeitura e militaram juntos no MDB.

Todos perdem na manobra, caso judicializada

O presidente estadual do União, Fábio Schiochet lamentou à coluna a possibilidade de destituição, mas afirmou que seguirá o desejo da maioria, ou seja, da bancada estadual e dos vereadores. “Sou presidente estadual há cinco anos do partido, fizemos nesse tempo todo apenas duas intervenções, uma pena, porém o partido se faz por sua maioria”, sentenciou Schiochet.

O que deve ocorrer, confirmada a tendência na executiva nacional, é a convenção deste sábado (20) não ter validade e virar uma batalha judicial, que não ajuda nem Dário nem Topazio, tampouco Gean, os vereadores e deputados do União. Já, se for confirmada a convenção, os vereadores deverão apoiar Topazio de qualquer jeito, mas sem poder sequer pôr a foto do prefeito nos santinhos ou nas propagandas digitais ou que serão entregues ao eleitor.

Veja as convenções já confirmadas:

Candidato Partido ou Federação Local Data Horário
Rogério Portanova Avante Rua Pau de Canela, 1.134, bairro Campeche 20/07 10h
Carlos Muller PSTU      
Dário Berger PSDB e Cidadania Plenário da Assembleia Legislativa 20/07 14h
Maria Claudia Goulart (vice de Dário) União Brasil Plenarinho da Assembleia Legislativa 20/07 15h
Apoiador de Dário Berger PDT Assembleia Legislativa 20/07 14h
Topázio Neto PSD Centrosul 27/07 9h30
Apoiadores de Topázio PL, MDB, Republicanos, Podemos e Novo Centrosul 27/07 9h30
Mateus Souza PMB   20/07  
Pedro Silvestre PP Hotel Cambirela 28/07 11h
Vanderlei Farias (Lela) PT, PCdoB e PV Fecesc (a definir) 27/07 a definir
Marquito PSOL e Rede UFSC (Centro de Eventos ou auditório) 03/08 a definir
Sem apoio definido PSB Plenário da Câmara de Florianópolis 03/08 9h
Fonte: Partidos e federações políticas

Pedrão recebe o apoio do PRD

Wenceslau Orival Silva (Lalau), Fábio Lopes Silva, , Aldo Rosa, Pedrão, coronel Pontes e coronel Dionei Tonet. Pâmela Andressa/Divulgação

Resultado da Fusão de PTB e Patriota, o PRD anunciou o apoio à pré-candidatura de Pedro Silvestre, o Pedrão (PP), e o do vice coronel Pontes (PP), com as presenças dos presidentes estadual da sigla, Fábio Lopes Silva, e do presidente municipal, o ex-comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dionei Tonet. A agenda de direita aproximou o PRD do PP.

Entre as propostas estão a redução do número de pessoas em situação de rua e de um governo 100% transparente e com dados abertos à população. O vice de Pedrão, coronel Marcelo Pontes, também foi comandante-geral da PM. A convenção do PP será domingo (28), às 11h no Hotel Cambirela, no bairro Estreito, onde será homologada a nominata de vereadores com o maior percentual de mulheres candidatas.

Amin não irá à inauguração do Contorno

O maior entusiasta do Contorno Viário Norte da Grande Florianópolis, que chega a publicar um relatório mensal da maior obra de engenharia em execução no país há anos, o senador Esperidião Amin (PP) não estará na inauguração dia 9 de agosto, que terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Amin estará em viagem internacional ao lado, entre outros, do senador Sérgio Moro (União-PR), para tratar de assuntos cibernéticos, principalmente a evolução de crimes na área, na Cibernética Forense e Aliança de Treinamento Nacional (National Cyber-Forensics and Training Alliance, NCFTA), em Pittsburgh (Pensilvânia), e depois irá à Capital Washington, nos Estados Unidos. O senador catarinense é presidente da Subcomissão Permanente de Defesa Cibernética.

Fonte;Scc10

Comentários