Menu
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Justiça eleitoral faz balanço das eleições em Santa Catarina
Publicado em 07/10/2024 06:48
Segurança

Às 21h06 deste domingo (6), a Justiça Eleitoral concluiu a totalização dos votos em Santa Catarina para as Eleições Municipais de 2024. Ao todo, 78,29% do eleitorado apto compareceram às urnas nas 295 cidades catarinenses, o que representa um índice de abstenção de 21,71%.

O primeiro município em todo o Brasil a encerrar a totalização dos resultados foi São Cristóvão do Sul. Apenas 10 minutos após o encerramento da votação, os 3.617 eleitores já tinham seus representantes eleitos.

Essa é a primeira vez que não haverá segundo turno em Santa Catarina desde as Eleições Municipais realizadas em 2000. Em Florianópolis, Joinville e Blumenau, os três municípios catarinenses onde poderia haver segundo turno por terem mais de 200 mil eleitores, a disputa já encerrou nesta primeira votação, uma vez que os candidatos mais bem colocados atingiram maioria absoluta dos votos – 50% mais um. 

 

Ao longo do dia foram registradas 375 ocorrências com urnas eletrônicas, sendo 244 com substituição por outra urna eletrônica de contingência - o que corresponde a cerca de 1,4% do total de urnas utilizadas. Na maioria das outras ocorrências observadas, a reinicialização da máquina ou o ajuste do papel e da bobina foi o suficiente para resolver o problema.

Não houve necessidade de votação em papel e uso de urnas de lona em nenhuma das seções eleitorais do estado. 

Durante a votação, conforme levantamento das forças de segurança, 37 ocorrências policiais foram registradas, sendo 12 com prisões de eleitores e 25 sem necessidade de detenção. Nenhum dos casos relacionados teve envolvimento direto de candidatos. O crime de boca de urna e arregimentação de eleitores foi o principal motivo das ocorrências.

 

Fonte:Diário da Jaraguá

Comentários