O espaço tem como objetivo oferecer apoio e orientação a pessoas e famílias em situação de risco social ou pessoal
A Prefeitura de Corupá inaugurou na manhã de sexta-feira (22) a nova unidade da Proteção Social Especial (PSE), localizada na Rua Otto Hillbrecht, nº 1.250, no bairro Bomplant, onde funcionava a antiga sede do Bananalama. O espaço tem como objetivo oferecer apoio e orientação a pessoas e famílias em situação de risco social ou pessoal, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Segundo a Secretária de Saúde e Assistência Social, Andressa Fischer, a unidade desempenha um papel essencial no enfrentamento a violações de direitos, como violência física, psicológica e sexual, abandono, exploração sexual, situação de rua, trabalho infantil e discriminação. Além disso, conta com serviços especializados que visam promover a inclusão social e garantir os direitos da população.
Os atendimentos realizados pela Proteção Social Especial incluem:
• Serviços especializados para famílias e indivíduos com direitos violados ou ameaçados;
• Apoio às famílias em processos de reconstrução e fortalecimento de vínculos;
• Auxílio na obtenção de documentação pessoal;
• Encaminhamentos para serviços de assistência social ou outros serviços públicos;
• Estímulo à mobilização comunitária;
• Acompanhamento técnico especializado para superar situações de risco social e pessoal.
A importância da PSE
Com a inauguração deste novo espaço, a capacidade de atendimento da assistência social em Corupá é ampliada, permitindo responder a demandas urgentes da comunidade. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal em promover inclusão, dignidade e justiça social para seus cidadãos.
Planos para o futuro
A Prefeitura também anunciou a intenção de expandir os serviços com a futura implementação de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), reforçando ainda mais a rede de apoio e proteção social no município.
Prefeitura Municipal de Corupá
Diretoria de Comunicação