Verão em SC terá pancadas de chuva intensas e acumulados acima da média
Publicado em 01/12/2024 06:33
Geral

A previsão do tempo para a temporada de verão em Santa Catarina será de pancadas de chuva intensas e acumulados mensais acima da média. Conforme a Epagri/Ciram, o calor típico da estação virá acompanhada de temporais nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

 

 

O verão em começa 21 de dezembro de 2024 e acaba em 20 de março de 2025. Segundo a Ciram, durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro a chuva deve ocorrer diante de altas temperaturas, — como é comum no verão — em formato de chuva intensa e volumosa num curto intervalo de tempo.

 

A previsão é de as pancadas de chuva ocorram principalmente de tarde, após dias abafados de calor. Além disso, há previsão de que as chuvas virem temporais acompanhados de raios, granizo e ventania.

 

Entretanto, as regiões que podem sofrer com chuvas mais volumosas e persistentes são o Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste. Nesses casos, a precipitação estará associada a passagens de frentes frias.

 

Acumulados de chuva previstos para o trimestre

Em dezembro, a chuva mais frequente se concentra nos primeiros 15 dias. A média mensal em dezembro é de 130 a 150 mm no Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul e varia de 150 a 190 mm nas demais regiões catarinenses.

 

Nos meses de janeiro e fevereiro a média mensal é de 200 a 230 mm na Grande Florianópolis e Litoral Norte, e varia de 130 a 190 mm do Extremo Oeste ao Planalto e no Litoral Sul.

 

 

 

Mas especialmente em janeiro e fevereiro de 2025, massar de ar quente podem fazer com que o calor ocorra em dias consecutivos, inclusive de noite. Durante essas ondas de calor, Santa Catarina deve registrar máximas de 30°C, mas sem muitos extremos.

 

Em contramão, a Serra catarinense pode ter episódios isolados de frio, com temperatura de 0°C a 4°C e formação de geada.

 

Fonte:ND+

Comentários