Paraíso das Araucárias: saiba como está projeto que cria destino turístico em Campo Alegre
Publicado em 01/12/2024 06:40
Geral

O Paraíso das Araucárias, projeto que cria um destino turístico nas montanhas em Campo Alegre, no Norte Catarinense, prevê a plantação de 22 mil árvores. O projeto é desenvolvido pelo Grupo CRH e promete reunir lazer, comércio e residências em um local privilegiado e exclusivo.

 

 

 

Serão mais de 615 mil metros quadrados (m²), sendo que 70% do espaço é dedicado à preservação permanente e uso comunitário.

 

O projeto está dividido em duas fases, com um ambicioso plano de reflorestamento e diversas ações ambientais e contrapartidas.

 

Concebido por meio da primeira Operação Urbana Consorciada (OUC) de Santa Catarina, pela lei 4.904/2020, o formato de gestão pública propõe inúmeras contrapartidas sociais, econômicas e ambientais que foram assumidas em prol da comunidade e do desenvolvimento de Campo Alegre.

 

A primeira fase do projeto, já aprovada e em execução, inclui o plantio de 4 mil árvores de várias espécies; início das obras de infraestrutura; implementação das contrapartidas exigidas pela Operação Urbana Consorciada (OUC).

 

A segunda fase do projeto, atualmente em processo de aprovação judicial, prevê o plantio de 17 mil araucárias em uma área de 350 mil m², cinco vezes maior que a área de intervenção; continuação das contrapartidas e ações ambientais.

 

“É importante ressaltar que, embora as contrapartidas estejam em execução na fase 1, a não aprovação da fase 2 pode inviabilizar a execução completa dessas contrapartidas, especialmente os valores adicionais de R$ 2,3 milhões, além do exigido por lei. A fase 2 atende plenamente à legislação vigente”, explica o advogado Marcelo Buzaglo Dantas.

 

Destaques do projeto

Situado estrategicamente entre a Cascata Paraíso e o centro da cidade, o empreendimento visa transformar Campo Alegre em um destino turístico de montanha de destaque no Sul do Brasil.

 

Com um boulevard que abrigará edifícios e área comercial, um espaço gastronômico diferenciado, lagoas, um parque linear e uma praça, o Paraíso das Araucárias propõe um novo olhar para a cidade.

 

O projeto, que vem sendo desenvolvido há nove anos, recebeu aprovação sob rigorosa análise técnica. Especialistas avaliaram o impacto ambiental e social do empreendimento, concluindo que ele não apenas atende, mas supera as exigências legais em termos de sustentabilidade.

 

Entre as iniciativas ambientais e contrapartidas estão:

Criação de um parque linear com aproximadamente 2 km de extensão (34 mil m²);

Implementação de um sistema de coleta e tratamento de esgoto de alta eficiência, com remoção de matéria orgânica superior a 90%;

Implementação de tratamento de esgoto na Vila Cedros;

Preservação de extensas áreas verdes, com apenas 30% da área total destinada a produtos imobiliários;

Praça central com 17 mil m².

O Paraíso das Araucárias também se destaca no aspecto social, com a criação de uma praça, além do parque com áreas de lazer, playgrounds inclusivos e pistas de caminhada, todos entregues prontos para o uso da população.

 

 

Fonte:O Município de Joinville

Comentários