Foram divulgadas nesta quarta-feira (11) as listas de projetos aprovados nos editais do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Santa Catarina. Serão R$ 42 milhões em investimentos, aplicados em 148 iniciativas, sendo 85 propostas da sociedade civil e 63 propostas de órgãos governamentais.
A divulgação foi feita através da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) em um evento com a presença do governador Jorginho Mello, realizado no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).
— É dinheiro nosso, da comunidade, porque a gente fez uma campanha para que as pessoas pudessem doar. Dinheiro do imposto de renda, 6%, 4% do valor que tem a pagar. A gente está muito feliz de poder ter esse volume de R$ 42 milhões, é um dinheiro considerável para que a gente possa fazer esses projetos que vão ajudar crianças, entidades, pessoas, que fazem o bem para Santa Catarina — disse o governador Jorginho Mello.
A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, relata que mais de 500 projetos foram inscritos e passaram por análise do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e dos servidores da Secretaria.
— Hoje Santa Catarina é referência nacional em editais do FIA pela sua seriedade e transparência e estamos muito felizes de ver que o dinheiro está sendo muito bem aplicado para garantir cuidado e oportunidades as nossas crianças e adolescentes — afirmou a secretária.
As propostas contempladas incluem projetos relacionados a áreas como educação, cultura, esporte, entre outras. Os editais foram lançados em dezembro de 2023 e os pagamentos já estão em andamento, segundo a secretaria. Para o próximo ano, há previsão de lançamento de novos editais.
Fonte:NSC