Cartão-postal de Florianópolis e patrimônio histórico dos catarinenses, a Ponte Hercílio Luz voltou a ganhar iluminação cênica neste domingo (15). A nova iluminação foi inaugurada às 20h e a partir de agora ela deve ser acionada todas as noites.
O acendimento da estrutura foi feito em cerimônia com a presença do governador Jorginho Mello, do secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Jerry Comper, e de outras autoridades. O evento ocorreu na Beira Mar Continental, no bairro Estreito.
A Ponte Hercílio Luz não recebe iluminação cênica há mais de 10 anos. Atualmente, ela possuía somente sinalização de trânsito de veículos, pedestres e ciclistas.
Veja fotos da iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz
Ponte ganhou projetores LED (Foto: Lucas Amorelli, DC)
Local é cartão-postal da capital catarinense (Foto: Lucas Amorelli, DC)
Estrutura ficou mais de uma década sem iluminação cênica (Foto: Lucas Amorelli, DC)
Cores das luzes terão programação mensal (Foto: Lucas Amorelli, DC)
Iluminação foi inaugurada neste domingo (15) (Foto: Lucas Amorelli, DC)
Ponte ganhou projetores LED (Foto: Lucas Amorelli, DC)
Local é cartão-postal da capital catarinense (Foto: Lucas Amorelli, DC)
— A gente investiu em tecnologia de ponta pra embelezar ainda mais a Ponte Hercílio Luz e entregar o cartão-postal que o morador e o turista merecem. Não tenho dúvida que a iluminação cênica vai reforçar a importância histórica desse monumento — destacou o governador Jorginho Mello.
O investimento na nova iluminação foi de mais de R$ 9 milhões, segundo o Governo do Estado. A partir deste domingo, as luzes serão acionadas todos os dias, com cores temáticas definidas a partir de um planejamento mensal feito pela área técnica da Superintendência de Obras Civis (SOC) da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE).
A iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz contará com mais de 7 mil luminárias divididas em dois modelos diferentes, sendo instaladas por toda a ponte, além de 124 projetores distribuídos em quatro modelos, concentrados, principalmente, nas duas torres. Também haverá 5,5 mil pontos distribuídos nos pendurais da ponte, localizados no vão central entre as duas torres, tanto na lateral norte quanto na lateral sul.
A empresa responsável pela obra é a Quantum Engenharia, de São José. A obra levou cerca de um ano e contou com o trabalho de especialistas em iluminação treinados para a prática de alpinismo.