Numa rápida passagem pelas redes sociais, um homem bem-vestido e de porte refinado oferece um método infalível para investir seu dinheiro, ao mesmo tempo em que uma suposta empresária bem-sucedida garante ter a fórmula perfeita para o sucesso profissional. No mesmo embalo, um casal de famosos influencers, com seus corpos esculturais, sugere um jeito fácil de alcançar a perfeição física. Tudo isso, por um preço baixo e em poucos meses, ou pelo menos é o que dizem muitas ofertas de planos e cursos online anunciados em plataformas como o Facebook e o Instagram.
Infelizmente, o chamado mercado de milagres que se criou no ambiente virtual é bem diferente das bem-elaboradas publicidades e pode levar o consumidor a um cenário de decepção e prejuízos, como mostra a quarta reportagem da Campanha "Não Clica que é Golpe", desenvolvida pelo Ministério Público de Santa Catarina, por meio do Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO). Segundo o Promotor de Justiça Leonardo Cazonatti Marcinko, além da necessidade de conhecer dicas e cuidados que devem ser tomados na hora de contratar um serviço online, o consumidor deve aprender a se esquivar de promessas milagrosas que não condizem com a realidade.
"Com o objetivo de atingir emocionalmente o consumidor em relação aos seus principais anseios pessoais, indivíduos mal-intencionados criam falsos produtos que supostamente promovem grandes resultados em pouco tempo e sem muito esforço. A verdade é que conquistas como excelência profissional, independência financeira, entre outras, não se consolidam rapidamente. Por isso, é fundamental refletir sobre essas ofertas. Embora nem tudo seja golpe, a única maneira de saber é buscando todas as informações possíveis antes de contratar um curso ou plano de treinamento online. Portanto, desconfie sempre", alerta Marcinko.
Investigue fornecedores e produtos
Que a internet é uma fonte inesgotável de conhecimento e informações isso não se discute. Dificilmente existe um tema ou assunto que não esteja disponível em algum lugar na rede mundial de computadores, assim como as ofertas ilimitadas de produtos e serviços. Diante desse universo a ser explorado, os consumidores precisam saber identificar ao menos os riscos e perigos mais frequentes que podem surgir durante a navegação em rede. No caso das fraudes baseadas em cursos online, as estratégias utilizadas para ludibriar as pessoas não são muito diferentes daquelas utilizadas em outras práticas ilícitas e fraudes, a começar pelas ofertas tentadoras que prometem altos ganhos financeiros ou grandes resultados estéticos em poucos dias.
"Domine a língua inglesa sem estudar gramática", "seque sua barriga em apenas quatro semanas sem fazer dieta e exercícios", ou "triplique seus rendimentos com esse método infalível de investimento". Essas são algumas das propagandas que podem levar o consumidor a perder dinheiro. Com propostas exageradas e incisivas, como se o cliente precisasse comprar logo, esse tipo de publicidade costuma direcionar o consumidor a páginas com longos vídeos que supostamente vão lhe passar algum tipo de solução incrível ao final, o que não acontece. Para prender a atenção da vítima até o momento da efetiva compra vale todo tipo de artimanha, incluindo hospedagem em plataformas conhecidas como Facebook e até falsos depoimentos de profissionais e clientes se dizendo satisfeitos com o produto.
Fonte:Diário da Jaraguá