O presidente Lula demitiu a ministra da Saúde, Nísia Trindade, no fim da tarde desta terça-feira (25). A demissão da titular da pasta já vinha sendo especulada nos últimos dias. No lugar dela, o presidente deve nomear Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais. As informações foram confirmadas em nota oficial pelo governo federal no início da noite.
A demissão foi comunicada em reunião de Lula com a agora ex-ministra na tarde desta terça, no Palácio do Planalto. Na nota divulgada no início da noite, Lula agradeceu a ministra pelo “trabalho e dedicação à frente do ministério”. Padilha deve tomar posse à frente do ministério nesta quinta-feira (27).
Nísia participou nesta terça-feira de um evento que já foi apontado como o último dela à frente do ministério: o anúncio de parcerias para produção de vacinas. Ela estava à frente do cargo desde o início do terceiro governo Lula, em janeiro de 2023. Ela é ex-presidente da Fiocruz e chegou ao governo como ministra com perfil técnico.
A expectativa é de que Nísia seja apenas a primeira a deixar o cargo. Uma reforma ministerial é esperada para o governo desde o fim do ano passado. Até agora, no entanto, a única mudança havia sido a entrada do marqueteiro Sidônio Palmeira na Secretaria de Comunicação (Secom).
Padilha estará de volta ao Ministério da Saúde após 10 anos. Ele comandou a pasta por três anos entre 2011 e 2014, durante o governo de Dilma Rousseff.
Fonte:NSC