O Vaticano divulgou na tarde deste domingo (9) novas informações sobre o estado de saúde do papa Francisco. O pontífice acompanhou exercícios da Quaresma com a Cúria Romana através de videoconferência e recebeu visitas, em um quadro que segue estável.
A nota divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé afirma que Francisco recebeu a visita do secretário de Estado, cardeal Parolin, e do substituto da Secretaria de Estado, dom Peña Parra, na manhã deste domingo.
Ainda, ele participou da missa diretamente do hospital Gemelli, onde está internado, e também de exercícios espirituais da Cúria Romana, iniciados esta tarde na Sala Paulo VI e conduzidos pelo pregador da Casa Pontifícia, o frade menor capuchinho padre Roberto Pasolini.
O papa Francisco segue realizando o tratamento, com fisioterapia respiratória e motora, além de dieta prescrita por médicos, que inclui alimentos sólidos. O estado de saúde dele é estável, com pequenas melhoras.
O quadro, contudo, segue complexo e o prognóstico reservado. O planejamento da equipe médica é retornar à ventilação mecânica não invasiva na noite desse domingo após passar o dia em oxigenação de alto fluxo com o uso de cânulas nasais.
Um novo boletim médico deve ser divulgado na segunda-feira (10) à noite, informou o Vaticano.
Fonte:NSC