Manifestantes que protestavam contra o governo de Javier Milei, na Argentina, na tarde desta quarta-feira (12) foram confrontados pela polícia. De acordo com a imprensa local a confusão se intensificou a partir do momento em que ativistas e torcedores de futebol integraram o protesto.
A manifestação foi convocada pelos aposentados para exigir salários melhores. A marcha costuma acontecer semanalmente, em especial em Buenos Aires.
Nesta quarta, torcedores de times de futebol também foram convocados para participar. Por conta disso, medidas para “garantir a ordem” foram anunciadas pelo governo, segundo um comunicado do Ministério da Segurança Nacional.
Qualquer pessoa que participasse de atos de violência ou qualquer outra ação que violasse a lei seria presa, segundo o governo. Até às 18h, quatro pessoas foram presas, segundo informações do jornal Clarín. Um balanço oficial ainda não foi divulgado pela polícia, nem há informações sobre feridos.
O confronto acontece em frente ao Congresso Nacional, e teria começado depois de uma ordem policial para desbloquear uma rua ocupada por manifestantes.
Imagens da confusão mostram participantes jogando objetos contra a polícia, que respondeu com jatos de água e gás lacrimogêneo. Ao menos um veículo teria sido incendiado no local.
Um porta-voz do governo da Argentina disse que se tratava de uma marcha de “torcedores organizados seguramente de esquerda”.
Fonte:NSC