Um funcionário terceirizado da penitenciária de Itajaí foi feito refém por detentos nesta sexta-feira (14). De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social, o tumulto começou por volta das 13h. Passadas três horas, o trabalhador ainda era mantido em uma cela na ala masculina.
As equipes especializadas da Polícia Penal e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar foram chamadas.
O funcionário é um agente de controle da penitenciária de Itajaí. Segundo apurou a jornalista Morgana Fernandes, da NSC TV, uma porta ficou aberta quando os detentos retornaram do trabalho, logo após o almoço, o que acabou possibilitando que o funcionário fosse rendido.
Às 16h10min, o governo do Estado informou que não havia feridos e ninguém fugiu. “Todas as medidas legais já foram adotadas e um procedimento administrativo interno irá apurar as circunstâncias do fato”, diz trecho da nota enviada à imprensa.
A situação teria sido motivada pela falta de água para os presos nos últimos dias e por supostas irregularidades praticadas pela direção da penitenciária. A unidade não retornou os questionamentos sobre o estopim do tumulto.
Fonte:NSC