Entenda como ameaças de Trump turbinam a aprovação de líderes dos países “rivais” dos EUA
Por Administrador
Publicado em 15/03/2025 05:38
Política

A postura agressiva de Donald Trump, com medidas que geram impactos diretos na política global, tem influenciado na popularidade dos líderes dos países “rivais” dos Estados Unidos, como é o caso do México e do Canadá. Em dois meses de governo, o republicano impôs tarifas, fez ameaças comerciais e causou pressões diplomáticas para os países vizinhos. As informações são do g1. 

 

 

 

O Canadá e o México foram ameaçados com tarifas de 25% sobre todos os produtos importados para os Estados Unidos. A medida deve passar a valer em 2 de abril. Trump também afirmou que pretende taxar os produtos europeus em 25% e acusou a União Europeia de tirar vantagem dos americanos.

 

Já com a Ucrânia, o presidente condicionou a manutenção do apoio americano na guerra à assinatura de um acordo que permitiria os Estados Unidos explorar minérios ucranianos.

 

Quem é Donald Trump, bilionário da TV que lidera extrema direita e voltará à Casa Branca

 

Popularidade cresce

No México, a aprovação da presidente Claudia Sheinbaum subiu 5 pontos percentuais em uma pesquisa divulgada no início de março e chegou aos 80%. No Canadá, o Partido Liberal de Justin Trudeau voltou a subir nas pesquisas e ultrapassou o Conservador. 

 

Na Europa, segundo os levantamentos mais recentes, as aprovações do presidente francês, Emmanuel Macron, e do primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, também aumentaram. Na Ucrânia, o apoio ao presidente Volodymyr Zelensky cresceu 10 pontos percentuais após o início do governo Trump. 

 

Victor Del Vecchio, mestre em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP), diz que estamos vivendo uma nova configuração da ordem global. 

 

— Estamos diante de uma nova configuração da ordem global, na qual uma das principais características é a ruptura do grau de aliança e dependência estabelecido entre a Europa e os Estados Unidos — diz.

 

Fonte:NSC

Comentários