A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina impediu um torneio ilegal de canto de pássaros no bairro Monte Verde, em Florianópolis, no domingo (16). Durante a ação, participantes tentaram fugir pela mata, e o responsável pelo evento conseguiu escapar. Diversos envolvidos foram autuados, e as aves, entre elas coleiras e trinca-ferros, foram soltas em uma área adequada.
Ao chegarem ao local, os agentes encontraram um portão improvisado com cadeado, dificultando a abordagem e permitindo a fuga de alguns participantes. Após superar a barreira, os policiais identificaram os frequentadores, mas o organizador conseguiu escapar antes de ser detido.
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) acompanhou a operação e realizou a avaliação sanitária das aves.
Com a boa condição de saúde dos pássaros, foi emitida autorização para a soltura, realizada na região de Maciambú Pequeno, em Palhoça, garantindo que as espécies fossem reintegradas ao habitat natural.
A realização de torneios de canto com aves silvestres é regulamentada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SAR), e só pode ocorrer com autorização do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) ou do Ibama. A captura, posse e transporte desses animais são controlados pela legislação ambiental para evitar riscos à fauna.
Fonte:SCC10