Uma operação investiga possíveis crimes contra a administração pública relacionados ao transporte escolar no município de Xaxim, no Oeste de Santa Catarina. A operação foi deflagrada na segunda-feira (17) pela Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 5ª Delegacia de Combate à Corrupção (5ª Decor/Chapecó).
Durante a açã, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Xaxim, Chapecó e Cordilheira Alta, conforme autorização do Juízo da Vara Regional de Garantias. Segundo a polícia, o principal objetivo da operação foi reunir provas para dar continuidade às investigações conduzidas pela delegacia especializada.
A investigação começou após a identificação da falsificação de mais de cem inspeções veiculares por uma empresa. A partir dessa descoberta, surgiram indícios de outros crimes, como o uso de documentos falsificados e fraudes em licitações envolvendo o transporte escolar do município. Há suspeitas de envolvimento de empresas responsáveis por parte desse serviço.
— Dentre outros crimes, apura-se especialmente supostas fraudes na concorrências de procedimentos licitatórios naquele município [Xaxim], dentre outras situações correlatas — pontuou o delegado Vinícius Ritterbuch.
Com base nessas evidências, a Polícia Civil intensificou as investigações para identificar os responsáveis e garantir a segurança e regularidade do transporte escolar em Xaxim. Durante as buscas, foram apreendidos documentos, dispositivos eletrônicos e R$ 18 mil em espécie. Além disso, um dos alvos da operação foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e munição.
A ação contou com o apoio de policiais da Divisão de Investigação Criminal (DIC), do Detran de Chapecó e de efetivos policiais de Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Nova Itaberaba, Paial e Cordilheira Alta. As investigações continuam para a completa elucidação do caso.
Prefeitura de Xaxim se manifestou
Em nota publicada nas redes sociais da Prefeitura, a Administração Municipal de Xaxim disse que está colaborando com a investigação em curso:
“O Município de Xaxim – SC informa que, em data de 17 de março de 2025, agentes da Polícia Civil estiveram nas dependências da Prefeitura para verificação de documentos relacionados a empresas que participaram de licitações do transporte escolar nos anos de 2021 a 2023.
A diligência foi realizada no âmbito de uma investigação que apura possibilidade de que algumas empresas possam ter apresentado documentos inconsistentes ou inverídicos no curso de processos licitatórios.
A Administração Municipal, sempre comprometida com a transparência e a legalidade, colaborou integralmente com as autoridades, disponibilizando o acesso necessário aos processos administrativos arquivados e sistemas informatizados pertinentes.
Os serviços municipais prestaram total apoio às verificações, garantindo que as diligências ocorressem de forma ágil e dentro da normalidade. A Prefeitura reafirma seu compromisso com a integridade e a moralidade na gestão pública, repudiando qualquer conduta que possa comprometer a lisura dos processos administrativos.”
Os nomes das empresas alvos da investigação não foram divulgados.
Fonte:NSC