Responsáveis por onda de ataques criminosos na Grande Florianópolis são alvo de operação
Por Administrador
Publicado em 21/03/2025 06:26
Segurança

A Polícia Civil cumpre, na manhã desta quinta-feira (20), 10 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão em Florianópolis, São José e Palhoça. Os alvos são os responsáveis pelos ataques criminosos que ocorreram na região da Grande Florianópolis no dia 19 de outubro de 2024, com barricadas que interditaram pontos de trânsito e incêndios.

 

 

 

Batizada de Tolerância Zero, ela é coordenada pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO/DEIC), que há meses trabalha para identificar os responsáveis pelos incêndios criminosos, principalmente a veículos. Mais de 90 policiais estão nas ruas.

 

Investigação

Desde janeiro, já foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão requeridos pela 39ª Promotoria de Justiça da Capital e deferidos pela Vara Criminal da Região Metropolitana da Comarca da Capital. O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) foi responsável pelas prisões.

 

Em 15 de janeiro, um homem já tinha sido preso por suspeita de envolvimento no caso. Durante as investigações, as equipes verificaram que ele também atuava com tráfico de drogas. Os agentes, inclusive, encontraram com ele substâncias semelhantes à cocaína.

 

Relembre o caso

Uma guerra entre facções deu início a uma série de ataques criminosos em diversos pontos de Florianópolis e região no dia 19 de outubro. Dois dias antes, uma das organizações teria tentado invadir a Comunidade do Papaquara, no Norte da Ilha, o que resultou em confronto e ação da polícia no local.

 

Como uma espécie de resposta ao ato, foram feitas ao menos 16 barricadas, incluindo um ônibus que foi incendiado em São José, no mesmo dia em que a capital catarinense se preparava para receber o show do ex-beatle Paul McCartney. A Via Expressa, na entrada da cidade, e a Avenida Mauro Ramos, no Centro da capital, foram algumas das vias bloqueadas com pneus incendiados e barricadas.

 

A BR-101 foi interditada em Tijucas com incêndios a veículos, o que resultou em um bloqueio de uma hora e meia e longas filas na rodovia. Foram presas 19 pessoas em flagrante, que podem responder por participação em organização criminosa, incêndio criminoso e tráfico de drogas. Um dos envolvidos foi morto em confronto com a polícia.

 

Fonte:NSC

Comentários