Arena para rinha de galo é descoberta em Gaspar e animais são encontrados feridos
Por Administrador
Publicado em 26/03/2025 06:46
Segurança

Uma arena para rinha de galo foi descoberta em Gaspar nesta segunda-feira (24). A Polícia Civil disse que no local também havia criação dos animais para venda, muitos deles estavam feridos e eram mantidos em condições inadequadas. As autoridades chegaram ao imóvel, no bairro Santa Terezinha, após denúncias. Fotos feitas pelos agentes mostram a situação encontrada (veja na galeria abaixo).

 

 

 

Durante o flagrante, a Polícia Civil estava acompanhada de um veterinário, que constatou a presença de inúmeros galos da raça Mura Brasileiro — que são conhecidos por resistência e condições físicas. Eles eram mantidos em baias separadas e em espaços inapropriados, na avaliação dos agentes. Os animais estavam expostos a altas temperaturas, alguns privados de água e com lesões típicas de galos de briga, como nas cristas e barbelas.

 

 

“Verificou-se que os proprietários violaram as cinco liberdades dos animais, que são: liberdade de fome e sede, liberdade de desconforto, liberdade de dor, ferimentos e doenças, liberdade para expressar comportamento normal e liberdade de medo e angústia. Foi lavrado um Termo Circunstanciado pelo crime de maus-tratos a animais”, informou o delegado Diogo Medeiros.

 

Os proprietários do imóvel negaram à Polícia Civil de Gaspar que tinham rinha e disseram que apenas vendiam os animais, inclusive para outros lugares do Brasil e da América do Sul. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) foi chamada para verificar as questões sanitárias e o destino dos galos, segundo o investigador à frente do caso.

 

Fonte:NSC

Comentários