A partir desta terça-feira (1), está oficialmente aberto o período de colheita do pinhão em Santa Catarina. Na Serra catarinense, a expectativa para a safra de 2025 é de 4,5 mil toneladas, apontando uma redução de cerca de 35% na produção em relação ao ano anterior, segundo estimativas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
O engenheiro agrônomo José Márcio Lehmann, gerente regional da Epagri em Lages, explica que as previsões se baseiam em informações de extrativistas e compradores.
Na região serrana, ele continua sendo uma importante fonte de renda para os agricultores. Os principais municípios produtores são: Painel, Urupema, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Capão Alto e Urubici.
— O pinhão segue como uma importante fonte de renda para a região, compondo o sustento de cerca de 30% das famílias ligadas à atividade — explica Lehmann.
Lages realiza evento para marcar o início da colheita
No próximo sábado (5), acontece em Lages o evento da Colheita do Pinhão que celebra o início da safra, às 10h da manhã, na Praça João Costa.
A programação inclui a tradicional “Sapecada”, em que o pinhão é assado na brasa, além de shows nativistas e uma roda de chimarrão. Food trucks e cervejarias locais também estarão presentes com pratos e bebidas típicas.
— A colheita é a abertura de uma temporada de verdadeira comemoração da nossa cultura, e um momento de união desta época tão apreciada por todos — finaliza a secretária do turismo de Lages, Ana Vieira.
Com o início da colheita, o produto começa a chegar ao mercado, movimentando a economia local e dando início aos preparativos para a 35ª Festa Nacional do Pinhão em Lages.
Fonte:NSC