Um avião da LATAM Airlines saiu da pista ao pousar no Aeroporto de Chapecó, no Oeste do Estado, na noite desta segunda-feira (31). A aeronave decolou de Guarulhos, em São Paulo, e pousou sob chuva forte. Ninguém ficou ferido.
O acidente aconteceu por volta das 19h30. A companhia aérea LATAM confirmou, através de nota, que o avião ultrapassou o limite da pista e foi parar no gramado. Confira:
“A LATAM Airlines Brasil informa que a aeronave do voo LA3276 (São Paulo/Guarulhos-Chapecó) de segunda-feira (31/03) ultrapassou o limite da pista durante o pouso. A aeronave parou no gramado e todos os passageiros e tripulantes se encontram em segurança.
A LATAM oferecerá toda a assistência necessária aos clientes.”
Por volta das 21h30, a LATAM enviou um segundo comunicado sobre o ocorrido.
“A LATAM Airlines Brasil informa que desembarcou em segurança todos os 107 passageiros e 5 tripulantes da aeronave do voo LA3276 (São Paulo/Guarulhos-Chapecó), que ultrapassou o limite da pista durante o pouso na segunda-feira (31/03) em Chapecó (SC). Não houve feridos.
Como consequência do ocorrido, a LATAM cancelou o voo LA3277 (Chapecó-São Paulo/Guarulhos), que seria realizado com a mesma aeronave e no mesmo dia.
A LATAM está oferecendo toda a assistência necessária a todos os seus clientes e funcionários e informará oportunamente sobre a retomada das suas operações no aeroporto catarinense.”
Segundo o site FlightRadar, que monitora voos em tempo real, o voo com o Airbus A319-112 da LATAM tinha decolagem prevista de Guarulhos às 17h40, e pousou em Chapecó às 19h37.
A Voe Xap, que administra o terminal, afirmou que atua junto à companhia para que a pista do aeroporto possa ser liberada. Não há outros voos previstos para esta segunda-feira. Ainda não há uma previsão para a liberação da pista.
Por volta das 21h, os passageiros do voo continuavam dentro do avião, aguardando os procedimentos de segurança para desembarque. Já às 21h20, a concessionária do aeroporto informou que o desembarque aconteceu em segurança. Confira a nota:
“A Voe Xap, concessionária do Aeroporto de Chapecó, informa que, na noite desta segunda-feira (31), uma aeronave da Latam, que operava o voo LA3276, com origem no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), ultrapassou os limites da pista durante o procedimento de pouso. As equipes da concessionária foram imediatamente mobilizadas e estão prestando toda a assistência necessária. A operação e o desembarque ocorreram com total segurança. A Voe Xap segue atuando junto à Latam para garantir o suporte adequado e a liberação da pista o mais breve possível.”
Veja vídeo do avião que saiu da pista em Chapecó
Passageiros relatam susto
De acordo com a LATAM Airlines, estavam a bordo do avião 107 passageiros e cinco tripulantes. Todos eles desembarcaram em segurança, apesar do susto com a saída de pista durante o voo.
— Estava muita chuva, foi horrível. Passei mal, estou com meu filho, foi horrível. Agora ir pra casa descansar — conta Karla Cardoso.
É a primeira vez da professora em Chapecó. Ela foi para a cidade para acompanhar o marido, junto com o filho, e ficou assustada com a situação. Já o vendedor Sidirlei retornava de uma viagem quando o susto aconteceu.
— Estava chovendo bastante na hora. O avião fez uma tentativa, subiu e arremeteu, na segunda tentativa a gente percebeu que o avião estava muito rápido, o susto foi bem grande. Graças a Deus não aconteceu nada mais grave — conta.
Ele relata que o tempo de espera dentro da aeronave foi de cerca de uma hora, e que foram adotados os procedimentos de segurança para garantir um desembarque tranquilo aos passageiros.
Fonte:NSC