Fuzis passam a fazer parte de “arsenal” da Guarda Municipal de São José
Por Administrador
Publicado em 03/04/2025 07:02
Segurança

A Guarda Municipal de São José passou a utilizar, desde segunda-feira (31), fuzis para fazer o patrulhamento ostensivo nas ruas do município. O armamento pesado foi comprado pela prefeitura em maio de 2024 e faz parte das 140 novas armas adquiridas.

 

 

 

Os fuzis são de calibre .556 e serão utilizados no reforço do patrulhamento da corporação, segundo a prefeitura. Além deste tipo de armamento, também foram compradas carabinas, espingardas e pistolas.

 

De acordo com o executivo municipal, a compra foi devidamente autorizada pelo Exército e é respaldada pela Portaria Conjunta Colog/C EX e DPA/PF nº 1, de 29 de novembro de 2024, que regulamenta a compra de armas de fogo de uso restrito.

 

A aquisição, de acordo com a prefeitura, também segue o Decreto Nº 11.615, de 21 de julho de 2023, que estabelece que é permitido o uso por instituições públicas, no interesse da segurança pública ou da defesa nacional. Para o prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD), a compra significa um investimento “na competência e na qualidade do trabalho dos nossos agentes”.

 

A comandante da Guarda Municipal, Ane Warmling, garante que os agentes da Guarda Municipal passam por treinamentos que ocorrem todos os meses para capacitação no uso do armamento.

 

— São treinamentos que englobam toda a corporação, para que possamos utilizar da melhor maneira possível o armamento adquirido e atuar com maior eficiência — destacou.

 

Mais profissionais

A prefeitura disse que também realizou um concurso público para aumentar o efetivo na Guarda Municipal em 40% e que já possui a lista dos aprovados para o curso de formação na página do executivo municipal.

 

Fonte:NSC

Comentários