Um acidente elétrico causou a morte de 32 vacas leiteiras na noite de segunda-feira (7), em uma propriedade na Linha Flor de Maio, distrito de Iguiporã, em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná.
O caso aconteceu na propriedade do agricultor Edemir Zeahrsfass, que teve um prejuízo estimado entre quinhentos mil e seiscentos mil reais. Os animais morreram eletrocutados durante o momento da alimentação.
Segundo as informações apuradas no local, uma vaca teria entrado em um espaço inadequado e mordido uma tomada de luz, o que teria causado um curto-circuito. A corrente elétrica se espalhou pela estrutura metálica do canzil — local onde os animais se alimentam — e atingiu as demais vacas, provocando a morte instantânea.
A propriedade da família tem a produção de leite como principal fonte de renda, o que torna o impacto do acidente ainda mais pesado.
Com a notícia da tragédia, vizinhos e amigos do produtor se mobilizaram para ajudar, com gestos de solidariedade, doações e apoio à família.
A prefeitura de Marechal Cândido Rondon e a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) foram acionadas e tomaram as providências necessárias para o descarte dos animais, seguindo as orientações sanitárias.