Um homem com mandado de prisão em aberto por pensão alimentícia foi localizado e detido na tarde deste sábado (19), em Balneário Camboriú, após ser identificado por câmeras com reconhecimento facial operadas por drones. A prisão ocorreu por volta das 15h20, na Avenida Atlântica, nas proximidades da Rua 2100.
A tecnologia de monitoramento da Polícia Militar emitiu o alerta por meio do Centro de Operações (Copom), indicando a presença do foragido na região central da cidade. A informação foi rapidamente repassada à equipe de motopatrulhamento do 12º Batalhão, que realizou a abordagem. Durante a revista pessoal, nada de ilegal foi encontrado, mas a ordem judicial foi confirmada após consulta no sistema.
O homem foi conduzido ao Presídio da Canhanduba, em Itajaí, sem apresentar resistência ou lesões.
A prisão reforça a importância da tecnologia no reforço à segurança pública em Santa Catarina. A operação ocorreu durante os testes inaugurais com drones equipados com câmeras inteligentes, realizados neste final de semana em comemoração aos 61 anos de emancipação política de Balneário Camboriú.
De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, o sistema de reconhecimento facial cruza, em tempo real, imagens captadas com os bancos de dados da Segurança Pública. Quando é identificada alguma restrição, a central é acionada e a guarnição mais próxima realiza a abordagem.
Os testes contam com três drones adquiridos pela Polícia Militar de Santa Catarina: um modelo DJI Mavic 3 Enterprise Thermal e dois DJI Matrice 30T Thermal. Os equipamentos estão sendo operados por policiais treinados e fazem parte de um projeto mais amplo de modernização da segurança pública no estado.
“O uso da tecnologia é um aliado fundamental no combate à criminalidade. Estamos investindo fortemente para manter Santa Catarina como o estado mais seguro do Brasil”, declarou o governador Jorginho Mello, durante participação no evento de aniversário da cidade