Na noite desta quinta-feira (21), policiais rodoviários federais flagraram cinco motocicletas circulando de forma irregular na BR-101, nos trechos de São José e Palhoça. Os veículos estavam equipados com mecanismos móveis que permitiam esconder a placa de identificação.
Segundo a PRF, as motos, todas esportivas de alta cilindrada, tinham suportes articulados com dobradiças, que possibilitavam levantar a placa para dificultar a leitura dos caracteres e tentar escapar da fiscalização.
A operação foi direcionada a veículos de duas rodas e resultou também na constatação de outras irregularidades. Foram encontradas motocicletas com placas fixas, mas dobradas para cima, sem silenciador no escapamento, com pneus carecas e até com licenciamento vencido. Parte dos veículos foi recolhida ao pátio até que as pendências sejam regularizadas.

De acordo com a PRF, apesar da agilidade e economia, a motocicleta expõe o condutor a maiores riscos. Em média, 45% dos acidentes graves no país envolvem pelo menos um motociclista, percentual que cresce em grandes centros urbanos devido à maior circulação desse tipo de veículo.