A construção do oitavo porto de Santa Catarina foi confirmada nesta segunda-feira (25) durante reunião entre diretores da Coamo Agroindustrial Cooperativa e o governador Jorginho Mello, em Florianópolis. O investimento da cooperativa, com sede em Campo Mourão (PR), deve chegar a R$ 3 bilhões e será destinado ao município de Itapoá. O empreendimento está em fase de licenciamento, com previsão de início das operações em 2030.
O terminal contará com três berços de atracação e será utilizado para exportação de grãos, importação de fertilizantes e movimentação de combustíveis. A expectativa é de que, em plena operação, o porto movimente 11 milhões de toneladas de carga. A Coamo atua nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul e, em 2024, faturou R$ 28,8 bilhões.
A cooperativa já possui terminais de exportação no porto de Paranaguá. Segundo informações ao governo de Santa Catarina, aproximadamente 2 mil trabalhadores deverão ser contratados para a fase de construção, enquanto a operação do terminal contará com cerca de mil funcionários. O município de Itapoá já abriga o Porto Itapoá, em operação desde 2011.
“Não tenho dúvida que será um passo gigantesco para Santa Catarina. Vamos para o oitavo porto. É um grande investimento, uma transformação somando com a Baía da Babitonga que vamos dragar em São Francisco. É uma conquista maiúscula para o estado”, afirmou o governador Jorginho Mello.
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, ressaltou a importância do projeto. “O impacto é muito significativo. Santa Catarina já era o único estado do Brasil com seis portos, e agora podemos afirmar que terá oito, considerando que o sétimo porto catarinense, o Terminal Graneleiro de Santa Catarina (TGSC), já está em pré-teste”, destacou.
A dragagem mencionada pelo governador refere-se ao canal externo da Baía da Babitonga, cuja profundidade será ampliada de 14 para 16 metros. O canal dá acesso aos portos de São Francisco do Sul e Itapoá. A obra, orçada em R$ 324 milhões, já teve empresa definida em licitação e pode ter início até o final deste ano. Durante a reunião, também foi confirmada a duplicação das rodovias SC-416 e SC-417, ligando a BR-101 à região portuária de Itapoá e ao Litoral do Paraná.