Nesta segunda-feira (26), um filhote de gato-do-mato-pequeno melânico, espécie considerada rara, foi resgatado no bairro Santa Luzia, em Jaraguá do Sul. O animal foi encontrado por um bananicultor que, ao caminhar por sua plantação, avistou o filhote no chão. Sem localizar a mãe por perto, ele acionou a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).
De acordo com o biólogo Christian Raboch, responsável pelo programa de resgate de fauna da Fujama, inicialmente houve dúvida se se tratava de um gato doméstico ou silvestre. A confirmação veio após consulta a um especialista em felinos silvestres do Brasil, que identificou o animal como um gato-do-mato-pequeno (Leopardus gutulus).
O filhote, no entanto, apresenta uma condição genética chamada melanismo, em que a pelagem do animal fica totalmente escura devido à alta concentração de melanina. “Justamente por ser melânico, torna esta espécie muito mais rara. Aliás, é um dos animais mais raros já resgatados em Jaraguá do Sul”, destacou Raboch.
O filhote foi encaminhado a um veterinário para avaliação. Conforme a Fujama, o animal estava desnutrido e anêmico. “Na clínica ele será submetido a alimentação adequada, cuidados com a temperatura e acompanhamento veterinário, tudo para tentar salvar o animal. A ideia é estabilizá-lo e, em seguida, encaminhá-lo para um centro de reabilitação em Florianópolis”, explicou Raboch.
Como curiosidade, o biólogo lembrou que outras espécies de felinos também podem apresentar melanismo, como a onça-pintada (Panthera onca), popularmente chamada de onça-preta, e o leopardo (Panthera pardus), encontrado na África e Ásia, conhecido como pantera-negra.