Durante participação no programa Bom Dia, Ministro, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o governo não pretende retomar o horário de verão em 2025. Segundo ele, o país está com “segurança energética completa e absoluta”.
Silveira explicou que a medida não é necessária neste ano devido ao planejamento energético realizado e ao nível de reservatórios acima do esperado. “Estamos absolutamente seguros de que não precisamos do horário de verão neste ano. Nós teríamos a coragem de implementar, caso necessário”, declarou.
O ministro acrescentou que um comitê da pasta acompanha mensalmente a situação e concluiu que não há necessidade da mudança.
O tema já havia sido comentado por Silveira em outras ocasiões. No início do mês, ele classificou como falsas as informações sobre a volta do horário de verão.
Revogado em 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o horário de verão tinha como objetivo aproveitar “melhor a luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora”.
Apesar disso, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou recentemente a retomada da medida, argumentando que o sistema pode enfrentar sobrecarga sem o ajuste, o que obriga as usinas térmicas a atender uma demanda maior no horário de pico.
Fonte: nocariritem.com.br | Foto: Reprodução