Menu
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Novembro Azul: por que cuidar da saúde masculina é fundamental
A campanha tem como objetivo o diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras questões de saúde masculina
Por Administrador
Publicado em 01/11/2025 18:04
Geral
Foto: reprodução/Getty Images

A clássica anedota sobre confiança e respeito encontra em novembro a sua causa mais nobre. Para a comunidade geral, durante anos de história, o bigode está ligado a masculinidade, status social e até mesmo poder. E, em novembro, ele também é símbolo de uma campanha que salva vidas. O Novembro Azul é uma campanha internacional dedicada à conscientização sobre a saúde do homem. A campanha tem como objetivo o diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras questões de saúde masculina.

Cuidar da saúde, é coisa de homem, sim! Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), quando o câncer de próstata é detectado em fase inicial, as chances de cura podem chegar até 98%. O Inca recomenda que todo homem, com histórico na família, faça o exame de rotina anualmente a partir dos 45 anos. Para os homens sem histórico familiar, a orientação é começar os exames anuais a partir dos 50 anos.

Como a campanha Novembro Azul vai além do câncer de próstata, o SCC10 fez uma lista com dez cuidados essenciais para a saúde do homem com base em dados de instituições como Inca e o Ministério da Saúde/SUS, para você cuidar da saúde!

Pratique atividade física regularmente

Movimentar-se ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade. Estes são problemas comuns nos homens e junto com o sedentarismo aumentam o risco de morte.

Mantenha uma alimentação equilibrada

Inclua frutas, legumes e verduras na sua dieta. Evite alimentos ultra processados e o excesso de gordura. Estas mudanças ajudam a prevenir diversos tipos de câncer, obesidade e outras doenças.

Não fume e limite o consumo de álcool

Tabagismo e uso excessivo de álcool são fatores de risco para diversas doenças graves nos homens, incluindo cânceres, doenças do coração e respiratórias. Então, não exagere na bebida alcóolica e fique longe do cigarro e similares (isso inclui o Vapper também)!

4 Faça os exames de rotina

Monitorar seus indicadores de colesterol, glicose, pressão, ajuda a evitar doenças cardiovasculares. Segundo informações do Ministério da Saúde, doenças do sistema circulatório são mais frequentes em homens.

Faça consultas periódicas

Mesmo sem sintomas, visite o médico, prevenção sempre é o melhor remédio.

6 Saúde da próstata! Quando visitar o urologista?

Segundo o médico urologista, Guilherme Motta, ao notar dificuldade de urinar, jato fraco, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, sangue na urina ou sêmen são sinais de alerta para conversar com urologista.

7 Cuide da saúde mental

A campanha Saúde do Homem destaca que cuidar da mente também é cuidar do corpo. Depressão, ansiedade e estresse também afetam a qualidade de vida masculina.

Adote hábitos de vida seguros (sexo, infecções, etc.)

Usar preservativo, fazer testes para infecções sexualmente transmissíveis, vacinar-se, são atitudes que contribuem para saúde reprodutiva e geral.

Manter peso saudável e circunferência abdominal controlada

Excesso de peso e gordura abdominal estão associados a risco maior de câncer, diabetes, hipertensão, fatores que comumente afetam os homens.

10 Inserir o cuidado à saúde como rotina

Muitos homens adiam a ida ao médico por tabus ou por considerarem isso uma fraqueza. Acreditam que isso é sinônimo de vulnerabilidade, porém é o respeito com a saúde que honra o “Fio do Bigode”.

 

Fonte: scc10.com.br

Comentários