Menu
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Servidores presos em Schroeder por fraudar ponto com "dedo de silicone" são concursados; prefeitura abre processo administrativo
Por Administrador
Publicado em 08/11/2025 15:31
Segurança
Foto: Portal de Schroeder

Os dois servidores públicos presos em flagrante nesta sexta-feira (6), suspeitos de fraudar o sistema de ponto eletrônico com o uso de uma prótese de silicone moldada com impressão digital, são concursados. Ambos possuem mais de dez anos de atuação na rede municipal de saúde.

As prisões ocorreram por intermédio da Delegacia de Polícia Municipal de Schroeder, sob coordenação do escrivão Marco Willians.

Os acusados - um dentista e uma auxiliar de consultório - foram conduzidos à Central de Plantão Policial de Jaraguá do Sul, onde, após análise do caso, o delegado de plantão, Dr. Evandro Abreu, decidiu manter ambos presos em flagrante.


A abordagem ocorreu por volta das 9h, diretamente na unidade de saúde onde os dois servidores atuavam, com apoio da Polícia Civil e da equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Após a ação, os suspeitos foram levados à Central de Plantão Policial.

Conforme a Polícia Civil, a Prefeitura colaborou integralmente com as investigações desde o início. O próprio secretário e a enfermeira da unidade também prestaram depoimento.

Como a fraude foi descoberta

O caso ocorreu em uma unidade de saúde do município, após a identificação de um esquema de fraude no sistema de registro de ponto eletrônico.

A investigação teve início a partir de uma denúncia formal, que indicava que a auxiliar de consultório estaria registrando o ponto eletrônico no lugar do dentista titular, mesmo quando ele não se encontrava presente.

De acordo com a Polícia Civil, há ainda suspeitas de que, em datas anteriores, a auxiliar tenha realizado atendimentos odontológicos em nome do profissional.

O setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura analisou as imagens do sistema de monitoramento e confirmou o registro irregular do ponto às 7h15, efetuado pela auxiliar.

O secretário municipal de Saúde esteve na unidade e, ao confrontar os envolvidos, obteve a confissão de ambos.

Durante a abordagem, a auxiliar entregou espontaneamente o objeto utilizado na fraude: uma prótese de silicone com a impressão digital do dentista, que estava guardada em sua bolsa.

Os dois servidores receberam voz de prisão e foram encaminhados à 2ª Delegacia de Polícia de Jaraguá do Sul. O caso foi registrado como falsidade ideológica consumada, e a prótese foi apreendida para análise pericial

Prefeitura abre processo administrativo

De acordo com o secretário de Saúde do município, Adrailton Levis Zuse, foi instaurado um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar os fatos.

 

"A prefeitura conta com servidores efetivos responsáveis por conduzir esse tipo de investigação. O processo segue os trâmites legais e pode, inclusive, resultar na exoneração dos envolvidos", afirmou.

Em nota oficial, a Prefeitura de Schroeder informou que instaurou formalmente o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e reiterou que colaborou com as autoridades durante toda a apuração. A administração também reafirmou seu compromisso com a ética, a transparência e o combate rigoroso a qualquer irregularidade no serviço público.

*Fonte: Portal de Schroeder

Comentários