O jornal uruguaio El País divulgou nesta quinta-feira (11) os finalistas do tradicional prêmio Rei da América, concedido desde 1971. Dos 11 indicados, oito atuam por Flamengo e Palmeiras, finalistas da Libertadores de 2025.
Além dos brasileiros, a lista conta com Lionel Messi, do Inter Miami (EUA), Ángel Di María, do Rosario Central (ARG), e Leandro Paredes, do Boca Juniors (ARG). Entre os clubes nacionais, o Flamengo lidera com cinco indicações, enquanto o Palmeiras aparece com três.
Flamengo domina a lista
Do elenco campeão da Libertadores, foram indicados:
Rossi (goleiro)
Danilo (zagueiro/lateral)
Giorgian De Arrascaeta (meia)
Bruno Henrique (atacante)
Pedro (atacante)
Pelo lado vice-campeão, representando o Palmeiras, aparecem:
Gustavo Gómez (zagueiro)
Flaco López (atacante)
Vitor Roque (atacante)
López, inclusive, dividiu a artilharia da Libertadores com Adrián “Maravilla” Martínez, do Racing (ARG), ambos com sete gols. Já Arrascaeta foi eleito o melhor jogador da competição pela Conmebol.
Messi, Di María e Paredes completam a lista
Messi brilhou mais uma vez ao conduzir o Inter Miami ao título da MLS, conquistado no último sábado (6), diante do Vancouver (CAN). O craque argentino acumulou 35 gols e 24 assistências em 34 jogos, uma média impressionante de 1,7 participação em gol por partida. Ele também foi eleito, novamente, o melhor jogador da MLS.
Di María também vive grande fase: foi campeão da Liga Profissional Argentina com o Rosario Central, título definido pela soma dos pontos das fases Apertura e Clausura. Já Paredes se destacou pelo Boca Juniors, garantindo vaga entre os finalistas.
Como funciona a votação?
A escolha do Rei da América é feita por 250 jornalistas de diferentes países das Américas, e o resultado será divulgado em 31 de dezembro. Nos últimos seis anos, cinco vencedores atuaram no futebol brasileiro:
Gabriel Barbosa (2019)
Marinho (2020)
Pedro (2022)
Germán Cano (2023)
Luiz Henrique (2024)
A única exceção recente foi o argentino Julián Álvarez, eleito em 2021, quando defendia o River Plate.
Fonte:Scc10