Menu
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fiscalização com apoio da PM Ambiental reforça proteção ao Rio Itapocuzinho em Guaramirim
Por Administrador
Publicado em 18/12/2025 06:48
Segurança

A Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Agricultura e Defesa Civil, tem intensificado as ações de fiscalização no Rio Itapocuzinho desde o início deste ano, com o objetivo de preservar a principal fonte de captação de água do município e garantir a segurança no abastecimento da população.

 

Na manhã desta quarta-feira (17), mais uma fiscalização foi realizada de forma integrada, com a participação da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, dos Bombeiros Voluntários e da Defesa Civil de Guaramirim.

 

Esta foi a primeira vistoria com o apoio da Polícia Ambiental, fortalecendo o trabalho conjunto de monitoramento e proteção do rio. Durante a ação, conforme o cabo Samuel Vicente, foi identificado um ponto de poluição, que agora será alvo dos encaminhamentos e providências necessárias.

 

Ao longo de 2025, o município já enfrentou situações críticas relacionadas à qualidade da água.

 

Um dos casos mais graves ocorreu em agosto, quando uma contaminação no Rio Itapocuzinho paralisou totalmente o processo de tratamento e a distribuição de água em Guaramirim, evidenciando a importância do monitoramento constante e das ações preventivas.

 

Conforme o secretário de Infraestrutura, Agricultura e Defesa Civil, Geovani Satler, as fiscalizações realizadas ao longo do ano já apresentam resultados positivos.

 

"Após a intensificação das vistorias, foi possível notar uma melhora na qualidade da água que chega para o tratamento na Águas de Guaramirim", destacou.

 

Com a aproximação do verão, período em que aumentam os riscos de poluição e o consumo de água, a Prefeitura reforça que os cuidados com o Rio Itapocuzinho serão redobrados.

 

As ações de fiscalização e prevenção seguirão de forma contínua, visando proteger o manancial e assegurar o abastecimento de água para toda a população guaramirense.

 

Fonte:Portal de Schroeder

Comentários