Os primeiros dias do verão em Santa Catarina prometem ser quente e abafados, com temporais típicos da estação. É o que aponta a Defesa Civil estadual em uma nota meteorológica publicada nesta sexta-feira (19).
O calor marca presença na tarde de sábado (20), último dia da primavera, e especialmente no domingo (21), dia que marca o início da estação mais quente do ano. As temperaturas ficam entre 32 e 35°C em boa parte do Estado, sendo que esse números podem ser até maiores no Oeste, Alto Vale e pontos do Litoral catarinense.
A alta umidade do ar faz com que a sensação de abafamento se intensifique no Estado. Ainda, uma frente fria semiestacionária atua no Sul do Brasil a partir de domingo, o que traz de volta a presença de instabilidades.
Os temporais devem atingir Santa Catarina no início da próxima semana principalmente entre o final da tarde e início da noite, em um comportamento típico de verão. Ainda que a chuva se concentre no Rio Grande do Sul, é importante estar atento a mudanças nesse cenário, em especial nas cidades mais próximas ao estado vizinho.
O risco por conta das chuvas entre segunda (22) e terça-feira (23) é maior nas áreas do Oeste, Litoral Sul e regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. Os temporais devem chegar acompanhados de raios e chuva intensa, e há chance de ocorrências como alagamentos, enxurradas e destelhamentos.
A Defesa Civil recomenda que a população fique atenta a mudanças bruscas nas condições do tempo, especialmente no final do dia, e não atravesse áreas alagadas, já que mesmo veículos grande podem ser arrastados pela força da água.