Nesta sexta-feira (19), 69 presos foram liberados do Presídio Regional de Jaraguá do Sul, na chamada ‘saidinha de natal’. Eles fazem parte dos 1.040 internos do sistema prisional catarinense que têm direito à liberação temporária. A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) informou que o Poder Judiciário autorizou, até esta sexta-feira (19), a saída temporária de internos do sistema prisional para o período natalino. O número ainda pode aumentar caso novas autorizações sejam concedidas pela Justiça até 23 de dezembro.
O benefício, previsto no artigo 123 da Lei de Execução Penal, é concedido exclusivamente a detentos do regime semiaberto que apresentam bom comportamento, já tenham cumprido pelo menos 1/6 da pena e atendam a outros requisitos avaliados pelos juízes das Varas de Execução Penal.
O grupo liberado do Presídio Regional de Jaraguá do Sul deve retornar até a próxima sexta-feira (26). Não haverá liberação na saída de ano novo. Atualmente, o Presídio Regional conta com 696 presos. Nos últimos meses, 120 presos foram transferidos para a penitenciária de São Bento do Sul.
Segundo a Secretaria de Administração Prisional, as saídas não ocorrem de forma simultânea: há uma escala programada para evitar aglomerações e facilitar o controle. A SAP divulgará o balanço oficial do retorno dos internos no dia 9 de janeiro de 2026, após as 17h, incluindo o índice de evasão (presos que não regressam no prazo estabelecido). A saída temporária, conhecida popularmente como "saidinha" de Natal e Ano Novo, é uma medida de ressocialização que permite a convivência familiar em datas comemorativas, mas exige o cumprimento rigoroso das condições impostas pela Justiça.
No entanto, para muitos dos detentos, é uma oportunidade de sair do sistema prisional e não retornar mais para o cumprimento das penas.
Fonte:Diário da Jaraguá