A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) informou que o Poder Judiciário autorizou, até esta sexta-feira (19), a saída temporária de 1.040 internos do sistema prisional catarinense para o período natalino. O número ainda pode aumentar caso novas autorizações sejam concedidas pela Justiça até 23 de dezembro. O benefício, previsto no artigo 123 da Lei de Execução Penal, é concedido exclusivamente a detentos do regime semiaberto que apresentam bom comportamento, já tenham cumprido pelo menos 1/6 da pena e atendam a outros requisitos avaliados pelos juízes das Varas de Execução Penal.
As saídas não ocorrem de forma simultânea: há uma escala programada para evitar aglomerações e facilitar o controle. A SAP divulgará o balanço oficial do retorno dos internos no dia 9 de janeiro de 2026, após as 17h, incluindo o índice de evasão (presos que não regressam no prazo estabelecido). A saída temporária, conhecida popularmente como "saidinha" de Natal e Ano Novo, é uma medida de ressocialização que permite a convivência familiar em datas comemorativas, mas exige o cumprimento rigoroso das condições impostas pela Justiça.
No entanto, para muitos dos detentos, é uma oportunidade de sair do sistema prisional e não retornar mais para o cumprimento das penas.
Fonte:Diário da Jaraguá