O forte calor e a alta umidade favoreceram a formação de temporais em Santa Catarina nos últimos dias. Em Jaraguá do Sul, no Norte do estado, uma tempestade com vendaval atingiu a cidade na tarde de quarta-feira (24), após o município registrar 37°C, uma das maiores temperaturas do estado.
Por volta das 15h, a tempestade se intensificou rapidamente e provocou rajadas de vento entre 60 e 70 km/h. O vendaval causou destelhamentos em empresas, clubes e residências, além da queda de árvores que danificaram a rede elétrica.
Um dos locais mais atingidos foi o complexo esportivo da Sociedade Recreativa Alvorada, no bairro Rio Cerro II. Fundado em 1949, o espaço teve a área da bocha completamente destruída. O levantamento dos prejuízos ainda não foi concluído.
Imagens do radar meteorológico de Lontras mostram que o temporal se formou e ganhou força rapidamente, padrão típico do verão. O radar também indicou rotação nos ventos, característica de tempestades com rajadas intensas.
Apesar dos estragos, a análise dos danos e das imagens de radar aponta que o evento não teve características de tempestade severa, como tornado ou microexplosão. O fenômeno foi classificado como um forte vendaval associado a um temporal.
Fonte:Scc10