A previsão do tempo para esta terça-feira (20) indica o risco de chuva extrema e temporais em diversas áreas do país, segundo a Climatempo. A combinação de uma frente fria com a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) pode provocar acúmulos de chuva entre 100mm e 200mm em apenas 24 horas em várias áreas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, especialmente no Grande Rio, centro-norte fluminense, Grande Vitória, Zona da Mata mineira e Vale do Rio Doce.
No Sul, a terça-feira terá clima característico do verão, mas com instabilidades mais fracas. No litoral do Paraná, de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul, podem ocorrer chuvas leves ao longo do dia, enquanto o restante da região tende a permanecer mais estável, com sol predominando.
As temperaturas estarão mais amenas na maior parte da região, especialmente nas áreas serranas, e as rajadas de vento podem variar entre 40 e 50 km/h no norte e zonas litorâneas do Paraná.
A ZCAS estará ativa no Sudeste, mantendo o tempo instável e com chuva forte em muitas áreas. Desde cedo pode chover no litoral e no leste de São Paulo e, à tarde, as precipitações ganham força também no norte paulista.
No Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, há risco de temporais, chuva extrema e transtornos, especialmente na Região Serrana e partes dos Lagos. As temperaturas variam entre amenas e elevadas, e ventos de até 40–50 km/h são esperados em trechos costeiros e interiores.
Já o Centro-Oeste terá tempo instável em grande parte da terça-feira. A combinação da ZCAS com sistemas de baixa pressão favorece pancadas de chuva desde cedo, com risco de temporais principalmente no norte de Mato Grosso do Sul e no centro-norte de Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal.
Em áreas do oeste e sul de Mato Grosso do Sul, o sol aparece com mais intensidade. O calor será predominante, especialmente em Mato Grosso e no sul-oeste da região, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h em alguns pontos.
Chuva generalizada e calor intenso no Nordeste
No Nordeste, a ZCAS contribuirá para chuva generalizada desde a madrugada, com pancadas que podem se intensificar ao longo do dia no centro-sul e oeste da Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e em grande parte da Paraíba.
Embora algumas áreas no interior de Pernambuco e da Paraíba tenham chuva mais fraca e aberturas de sol, o calor segue intenso na maior parte da região, e a sensação de abafamento pode aumentar com ventos fortes próximos ao litoral sul da Bahia.
A ZCAS se estenderá por partes do Norte, mantendo pancadas de chuva moderada a forte desde o início do dia em Rondônia, centro-sul do Amazonas, Pará e Tocantins, com risco de temporais mais definidos nessas áreas.
A ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) também favorece instabilidades no Amapá e chuva extrema em partes do Acre. Em áreas de Roraima e no noroeste do Pará, o tempo poderá ficar mais aberto, mas a sensação de abafamento seguirá elevada em grande parte da região.
Fonte:Nd+